Clube giro faz 3 anos consolidando estratégia gamificada

clube giro completa 3 anos consolidando estratégia gamificada

O clube giro, programa de fidelidade pioneiro no setor rodoviário de passageiros, celebrou em agosto três anos de existência e a consolidação de sua estratégia gamificada como uma forma assertiva de atrair mais usuários ao segmento, tendo uma base superior a 1,2 milhão de clientes e com incremento mensal no número de novos entrantes superior a 10%.

Rodrigo Trevizan, diretor-executivo da e-bus, unidade de negócios digitais do Grupo JCA, a qual onde está o clube giro, celebra os resultados trazidos pelo programa até aqui e explica o intuito da estratégia gamificada desde a concepção do aplicativo:

“Temos sentido um resultado bastante expressivo em termos de aceitação e engajamento com o clube (giro). Sempre entendemos que precisávamos de uma estratégia que não apenas atraísse quem já tinha o costume de viajar de ônibus, mas também aquele que não possuía esse interesse ou não havia tido a oportunidade. Os games são lúdicos e estimulam a competitividade, já que as pessoas querem subir de nível para ter acesso a uma viagem que pode sair sem custo e outros benefícios específicos”, conta.

E esse engajamento tem crescido com o passar do tempo. Mesmo funcionando também como uma plataforma para a compra de passagens rodoviárias e a troca dos benefícios ligados à aquisição delas, os últimos dados de acessibilidade, colhidos no primeiro semestre deste ano, apontam que a maioria dos usuários não utiliza a ferramenta com este fim. Na verdade, quase 70% dos logins realizados no aplicativo são com o objetivo de cumprir os desafios e aceleradores do programa, tudo para contribuir com o avanço do seu ônibus pela estrada dos níveis – forma como essa evolução é representada dentro do clube giro.

Nova temporada e promoção inédita

Além do aniversário do clube giro, agosto também marcou a chegada de uma nova temporada dentro do aplicativo. Na prática, isso significa que a jornada do usuário dentro da estrada de níveis recomeça com novos desafios e aceleradores para serem conquistados. Essa virada ocorre a cada seis meses e traz consigo novos serviços e produtos a serem resgatados. A principal novidade desta sétima temporada é a possibilidade do cliente, ao invés de resgatar um benefício para si, poder doá-lo para quem necessita. Isso acontece por meio de dois parceiros do programa, a Ribon, plataforma que troca os pontos dos usuários em doações de dinheiro real para comunidades em situação de extrema pobreza. Além da chegada da Aldeias Infantis, que permite que o cliente possa escolher como prêmio doar passagens de ônibus para as crianças serem atendidas em suas necessidades.

Como garantir as medalhas?

Há inúmeras formas do usuário garantir as medalhas, pontos e subir de nível dentro do aplicativo. Dá para ganhar viajando ou só cumprindo desafios. Dentre essas tarefas, as que mais concedem pontos e uma das preferidas dos usuários são as de caça ao tesouro, onde o jogador deve encontrar uma espécie de medalha do clube giro dentro das Salas VIP localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Contagem (MG) e Joinville (SC). Se encontrar, recebe 20 pontos. Mas atenção, só é possível garantir o impulso na mesma sala uma vez a cada seis meses.

Os vídeos e as notícias também dão uma bela impulsionada. Cada um assistido ou lido garante 15 pontos. Os quizzes concedem 5 pontos a cada resposta correta. Novos aceleradores dessas modalidades são incluídos a cada mês – quatro em média. Também há outras tarefas não-jogáveis tais como realizar o cadastro completo, utilizar os serviços de um parceiro, sendo redirecionado a partir do aplicativo, entre outros.

De acordo com dados coletados a partir dos logins realizados por usuários do clube giro, concluiu-se que cada usuário leva, em média, 2 minutos para realizar um desafio proposto. Esse número pode sofrer um incremento se ele decidir fazer mais tarefas disponíveis e já resgatar alguns dos prêmios conquistados com as progressões de nível.

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