Batman Day: homenagens e o anúncio de (re)lançamentos no Dia do Batman

Conhecido mundialmente como o Dia do Batman (ou Batman Day), 26 de setembro contou com inúmeras homenagens ao mais proeminente e popular herói da DC Comics. Uma das celebrações aconteceu ontem, na Fnac do Morumbi Shopping, em São Paulo, local em que Levi Trindade, editor da Panini, Diogo Braga e Beto Estrada, dupla de vloggeiros do Matando Robôs Gigantes, e o quadrinista Rafael Albuquerque receberam aproximadamente 100 pessoas para um “Bat-Papo”.

Durante o evento, os palestrantes compartilharam suas experiências e comentários sobre a rica história do vigilante de Gotham City, que acumula 76 anos de existência. Numa parceria com Scott Snyder, com quem já trabalhou em Vampiro Americano, Rafael Albuquerque revelou bastidores das produções das HQs na fase dos Novos 52. “Me diverti muito mais em Ano Zero do que na segunda parte de A Corte das Corujas”, contou o desenhista de fama internacional.

Os fãs ainda receberam pôsteres com a arte e autógrafos de Rafael Albuquerque.

Os fãs ainda foram premiados com pôsteres com a arte e autógrafos de Rafael Albuquerque. (Foto: Panini Comics Brasil)

Com a responsabilidade de cuidar de aventuras tão icônicas, Levi Trindade garante que às vezes se ouve dizendo “Eu sou o Batman” enquanto revisa e edita alguns dos gibis. “Quando você está traduzindo, tem que incorporar os personagens”, afirma ele, assegurando fazer o mesmo procedimento com vilões como o Charada, por exemplo. Mantendo o contato diário com as HQs, Levi destaca a presença de Damian Wayne nas revistas atuais. “O Damian é o melhor personagem da década na DC Comics”, declarou.

Principal companhia de Batman em suas missões, a figura de Robin também gerou debate. Embora aceite que o propósito da criação de Robin seja humanizar o Cavaleiro das Trevas, Albuquerque o aponta como um “personagem muleta”. “A ideia era colocar uma criança para acompanhar o Batman quando os quadrinhos eram criticados”, explicou o ilustrador.

Após a apresentação do Batman Day, houve o sorteio de HQs do herói. (Foto: Henrique Almeida)

Após a apresentação do Batman Day, houve o sorteio de HQs do herói. (Foto: Henrique Almeida)

Ciente de que o herói é um fenômeno das culturas nerd e pop, o grupo listou produções importantes estreladas pelo alter ego de Bruce Wayne. “Lembro bastante da série de TV”, diz Rafael Albuquerque, que, assim como Levi, era fã do programa exibido nos anos 1960. Por outro lado, Beto Estrada mostrou-se traumatizado pelo arco A Queda do Morcego. Tratando de divulgação para o grande público, a superequipe de especialistas elogiou as obras dos diretores Tim Burton (1989) e de Christopher Nolan (2005 – 2012).

Depois de tudo isso, você deve ter sentido falta de alguém importante para o Batman, não é? Encerrando o painel, Levi Trindade confirmou que os aguardados títulos Coringa, de Brian Azzarello, e Batman: A Piada Mortal serão relançados pela Panini em breve.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.