De quase cancelada a uma grata surpresa, a animação Batman: Cruzado Encapuzado traz uma versão mais detetivesca do Cavaleiro das Trevas.
A série, idealizada pelo diretor Matt Reeves e pelo criador da série clássica do herói, Bruce Timm, coloca o herói em uma Gotham City, suja, sombria e com um aspecto bem anos 40, onde o Cavaleiro das Trevas ainda é uma lenda urbana sussurrada pelos becos escuros de Gotham.
O maior detetive do mundo
Tomando como inspiração a série clássica dos anos 90, Batman: Cruzado Encapuzado mescla as versões que Bruce Timm e Matt Reeves têm do personagem, trazendo à tona o lado detetive do Cavaleiro das Trevas, que ainda está em seus primeiros anos como vigilante em Gotham.
Desta forma, a trama da série é envolvida por um ar de mistério que deixa o espectador tenso e preso à história que está sendo contada. Além disso, a animação também reconta a origem de personagens clássicos da mitologia do Batman, bem como de sua extensa galeria de vilões, que também marca presença na história.
Uma nova Gotham para explorar
Mesmo que não seja aparente, Gotham City é uma personagem própria em todas as adaptações do Batman que já existiram até hoje, e nas que ainda vão existir. Assim, ao analisar a determinada Gotham de cada Cavaleiro das Trevas, podemos descobrir mais sobre aquela representação do herói.
A Gotham de Batman: O Cruzado Encapuzado, transita entre o sério e sombrio de Reeves e o fantasioso e misterioso de Timm.
Por isso, a série nos apresenta um Batman extremamente focado e soturno, com um Bruce Wayne carismático porém cheio de segundas intenções, fiel a ideia de que o Batman é a verdadeira identidade e Bruce Wayne é a máscara.
Além do mais, a medida que a narrativa avança, a cidade de Gotham aparenta ter um perigo por esquina, pronto para atacar um desavisado ao menos sinal de desatenção.
Com uma versão quarentista do Cavaleiro das Trevas, Batman : Cruzado Encapuzado remonta às origens do herói, com uma história interessante a ser contada e uma segunda temporada promissora que está por vir.