O Batman faz sua estreia no universo cinematográfico da DC (DCU) em Comando das Criaturas, a série criada por James Gunn e Peter Safran. A primeira aparição do herói ocorre no episódio 6 da série, intitulado “Priyatel Skelet“. No episódio, Batman surge de forma discreta, em uma silhueta sobre o telhado, interrompendo a festa de Dr. Fósforo no Ice Lounge.
James Gunn explicou que a escolha de apresentar o Batman dessa forma foi deliberada, pois ele queria que o personagem fosse reconhecido como uma figura já estabelecida no universo, sem a necessidade de revisitar sua origem. Ao Deadline, Gunn destacou que o Batman já existe no DCU, assim como outros heróis, como o Superman.
A intenção foi mostrar sua importância para o universo sem recorrer à sua tradicional narrativa de origem.
O episódio também revela mais sobre o impacto do Batman no universo de Creature Commandos, com a presença do herói servindo como um indicativo de que ele teve um papel fundamental na derrota de ameaças perigosas.
Liga da Justiça
Além do Batman, o episódio 4 de Creature Commandos ofereceu um vislumbre da Liga da Justiça do DCU, embora de maneira indireta. Através de uma visão de Circe, são mostrados heróis como Batman, Superman e Mulher-Maravilha em um futuro sombrio, mortos e crucificados.

Essa cena gerou especulações sobre o destino da Liga, mas o showrunner Dean Lorey alertou os fãs a não tirar conclusões precipitadas, explicando que a sequência serve para contextualizar uma visão distópica do futuro, sem ligação direta com o desenvolvimento futuro da Liga.