Bastion, a máquina que odeia mutantes, surgiu do caos da batalha, uma fusão entre Nimrod e Molde Mestre após uma luta com os X-Men. Através da energia mística do Siege Perilous, ele renasceu em um corpo humano, uma peculiar mistura cibernética-humana sem memória de seu passado. Adotado por Rose Gilberti, ele tomou o nome de Sebastion Gilberti. No entanto, seu caminho logo se desviou para sentimentos anti-mutantes, aliando-se a grupos como os Amigos da Humanidade de Graydon Creed.
Sua evolução se intensificou com a criação da Operação: Tolerância Zero, onde seu propósito se cristalizou em uma cruzada contra os mutantes. Bastion orquestrou a transformação clandestina de humanos em Sentinelas Primários, visando erradicar a raça mutante. Ele organizou a captura de mutantes importantes e até mesmo mirou no Instituto Xavier, buscando os segredos do Professor Xavier.
Apesar de sucessos iniciais, suas ambições foram contidas pela intervenção dos X-Men e pelos desligamentos governamentais.
No entanto, sua resiliência se mostrou formidável, sobrevivendo a encontros que o deixaram fragmentado, mas determinado em sua missão. Em confrontos subsequentes, ele ressurgiu com novos aliados, engendrando planos para erradicar os mutantes. Notavelmente, durante os eventos cataclísmicos do Complexo de Messias e A Segunda Gênese, Bastion emergiu como um antagonista pivotal, orquestrando ataques à raça mutante com determinação implacável.
Após a Hydra assumir o controle dos EUA, os mutantes receberam parte do Norte da Califórnia para evitar conflitos. Bastion colaborou com Senhora Sinistra, Emma Frost e Havok para espalhar o vírus Mothervine globalmente. Emma Frost rebelou-se ao descobrir a vulnerabilidade do Mothervine ao controle mental. Ela libertou jovens X-Men que se opuseram aos criadores do Mothervine e atacou Havok e Bastion. O X-Men Xorn se sacrificou e matou Bastion, engolindo-o com o buraco negro dentro de sua cabeça.
Após sua suposta morte, Bastion escapou para o futuro, onde percebeu que a extinção dos mutantes ameaçaria seu propósito. Ele retornou ao presente, reprogramando Sentinelas para ajudá-lo em sua nova missão: salvar os mutantes para poder continuar sua cruzada contra eles. No entanto, os X-Men perceberam suas verdadeiras intenções e enfrentaram-no em uma batalha.
Após ser derrotado, Bastion fugiu com suas Sentinelas.