Precursora na criação de um da DC Comics no canal The CW, a série Arrow chega para sua oitava e última temporada que, além de marcar a despedida de Oliver Queen, o Arqueiro Verde, da televisão, também encaminha o Arrowverse – universo compartilha com The Flash, Supergirl e DC’s Legends of Tomorrow – para o evento “Crise nas Infinitas Terras”. Intitulado “Starling City”, o episódio inaugural coloca o protagonista vivido de Stephen Amell (As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras) em uma nostálgica e perigosa missão na Terra-2.
No primeiro dos 10 capítulos da temporada, Oliver encara o desafio de obter partículas de Estrela Anã (elemento usado no traje de Ray Palmer), mas isso se mostra mais difícil do que pode parecer por três fatos. Primeiro: há um novo vilão na cidade, o Dark Archer. Segundo: na dimensão paralela, Thea Queen está morta, mas Moira (Susanna Thompson, de O Mistério da Libélula), a matriarca dos Queen, está viva e casada com Malcom Merlyn (John Barrowman, de Torchwood). Terceiro: Tommy Merlyn (Colin Donnell, de The Affair) continua vivo.
Para lidar com o inimigo e toda essa emoção, o herói conta com a ajuda da dupla de vigilantes: Capuz (Josh Segarra, de Orange Is the New Black) – com Adrian Chase, o antagonista da quinta temporada, vestindo o uniforme – e Canário Negro (Katie Cassidy, de Melrose Place) – a Laurel Lance introduzida anteriormente como Sereia Negra. Como de praxe, Oliver Queen não é ninguém sem o seu melhor amigo, John Diggle (David Ramsey, de Blue Bloods), que se transporta da Terra-1 até lá. A trama, sim, é marcada pelo reencontro de rostos conhecidos.
Enquanto isso, no núcleo Star City 2049, os jovens heróis Mia Smoak (Katherine McNamara, de Caçadores de Sombras) e William Clayton (Ben Lewis, de Degrassi: A Próxima Geração) juntam-se a Connor Hawke (Joseph David-Jones, de A Série Divergente: Convergente) para combater a ameaça de John Diggle Jr. (Charlie Barnett, de Chicago Fire: Heróis Contra o Fogo) e a “Deathstroke Gang”. Em ambos os cenários, sentimos falta de Felicity Smoak (Emily Bett Rickards, de Arena dos Sonhos 2), que não participará da temporada.
Seja como for, é neste episódio que vemos os primeiros efeitos (e as baixas) causados pela chegada da crise prevista por Mar Novu (LaMonica Garrett, de Sons of Anarchy), o Monitor.