A 5ª Onda

Adaptações de obras literárias para jovens têm se popularizado nos cinemas, e decepcionado o público. Uma exceção? O filme A 5ª Onda (The 5th Wave, EUA, 2016), que entra em cartaz nesta quinta-feira (21/01), apresentando uma mescla de ação e ficção científica que excede as expectativas. Baseado no best-seller homônimo de Rick Yancey, o longa, protagonizado por Chloë Grace Moretz (Kick-Ass: Quebrando Tudo), mostra a Terra após 4 ataques extraterrestres (chamados de “os Outros”) e, o que restou da população, numa preparativa para revidar.

Inteligente, a trama imagina como seria a tomada da Terra pelos alienígenas, de uma maneira diferente do que os espectadores estão acostumados a ver nas telonas. Sem os típicos seres verdes, o assalto alienígena é feito por ondas, cujos efeitos são: escuridão, destruição, contaminação e invasão. É diante desse cenário que Cassie Sullivan (Moretz) precisa manter seu irmão, o pequeno Sam (Zackary Arthur, de Transparent), em segurança.

Ron Livingston, center left, and Chloë Grace Moretz, center right, and Zackary Arthur, below center, star in Columbia Pictures' "The 5th Wave."

Os terráqueos tentam viver normalmente, mas a vinda dos Outros leva a Terra ao caos. (Foto: Columbia Pictures)

Dirigida J Blakeson (The Disappearance of Alice Creed), a produção exibe uma dinâmica semelhante a do livro, isto é, conta a história intercalando diferentes perspectivas. Deste modo, o público embarca na arriscada jornada de Cassie e também acompanha os rumos seguidos por Ben Parish (Nick Robinson, de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros), por quem a protagonista nutre interesse amoroso desde a escola, e outros garotos alistados pelo exército.

Aliás, o núcleo militar é o que concentra a maior parte da ação de A 5ª Onda, assim como a grande revelação do filme. Lá, os atores Liev Schreiber (Ray Donovan), como o Coronel Vosch, e Maria Bello (A Janela Secreta), a sargento Reznik, acrescentam a experiência que o jovem elenco poderia carecer e contribuem com atuações competentes. Apesar disso, você notará certas inconsistências em suas participações, porém, elas são justificadas no decorrer da obra.

Ao contrário de adaptações recentes (Jogos Vorazes e Divergente), A 5ª Onda carrega para os cinemas o clima sombrio, a realidade brutal e a sensação de perigo constante presentes nas publicações originais. Outro mérito do longa e de Chloë Grace Moretz é construir uma personagem principal com a qual os fãs podem se identificar. Afinal, em 1h52, Cassie é vista sorrindo, chorando, se apaixonando e até matando.

Alex Roe, left, and Chloë Grace Moretz star in Columbia Pictures' "The 5th Wave"

Para sobreviver, Cassie (Moretz) precisa decidir se confiará em Evan Walker (Alex Roe). (Foto: Columbia Pictures)

A 5ª Onda é uma superprodução de ficção científica moderna, que tenta ao máximo se manter próxima da realidade – problemas ambientais e crises sociais estão no roteiro.

No ano em que Independence Day retorna, A 5ª Onda deve ser o filme de E.Ts. a ser lembrado.

A 5ª Onda estreia nesta quinta-feira (21/01).

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.