Conheça os games mais procurados para celular

Carlos Bazela

Não é segredo que os games para celulares deixaram de ser considerados secundários para a indústria do entretenimento. Tanto é que, em 2020, com o avanço da pandemia, os smartphones viram o boom de um novo gênero de jogo: os hiper casuais. Sem tutoriais ou mecânicas complexas, eles chegaram como uma forma de passar o tempo em tempos conturbados.

E o fenômeno dos jogos hiper casuais não deve ir embora tão cedo. Conforme estudo da plataforma Adjust, esse gênero foi o mais baixado em 2021, com 27% do total de apps de jogos instalados. Os de ação vêm em seguida com 17%, com os quebra-cabeças, com 11%, logo atrás. Os games de esportes, estratégia e simulação foram responsáveis por 10%, 5% e 4%, respectivamente.

O relatório ainda comenta que as instalações de apps de games para celulares em 2021 tiveram um aumento global de 32% na taxa ano a ano, sendo que a região do mundo que mais se destacou em crescimento foi a América Latina. A Adjust aponta um aumento de 35% na região que inclui o Brasil, seguido pelo bloco com a Europa, Oriente Médio e África, com 33% e, empatados na sequência, os continentes asiático e América do Norte, com 31%.

Jogos de ação lideram em tempo

Mesmo com o crescimento dos hiper casuais, o relatório da Adjust mostrou que outros gêneros são capazes de manter a atenção dos gamers na tela do smartphone por mais tempo. Os jogos de ação foram responsáveis por sessões de até 50min em 2021, enquanto os de RPG, como o Marvel Future Revolution, passaram da marca dos 40min no mesmo período.

Já os games de estratégia fecham o pódio com pouco mais de 30min de tempo de tela.

Mercado bilionário

Outro dado interessante é o tamanho do mercado de games para celulares em termos de valores. Para se ter ideia, o relatório cita que 8 jogos para plataformas mobile bateram vendas acima de 1 bilhão de dólares em 2021: PUBG Mobile, Honor of Kings, Genshin Impact, Roblox, Coin Master, Pokémon Go, Candy Crush Saga e Garena Free Fire.

Uma vez que a maioria é gratuita para baixar, os valores vêm de transações efetuadas dentro do jogo, como a compra de moedas que são trocadas por itens.

Next Post

Gran Turismo 7 reinventa cultura do carro no PlayStation

A franquia Gran Turismo chegou ao PlayStation há 25 anos trazendo um novo olhar aos games de corrida. Com foco na simulação, o game veio com capricho visual, tanto nos carros como nas pistas reais e fictícias espalhadas pelos quatro cantos do planeta. Bem como um nível de realismo tão […]
Gran Turismo 7 reinventa cultura do carro no PlayStation