Zoolander 2 zomba das novas celebridades e das tendências do cinema

Em 2001, Derek Zoolander (Ben Stiller, de A Vida Secreta de Walter Mitty) debutava nas passarelas de Hollywood, estrelando seu primeiro longa-metragem. Quinze anos depois, o supermodelo retorna aos holofotes e se vê perante a um mundo totalmente diferente daquele início do desse milênio. Debochado, Zoolander 2 (Zoolander 2, EUA, 2016) tira sarro dos costumes, valores e linguagens atuais, provoca os contrários à Netflix e ao Uber, e dá a Justin Bieber o fim que muita gente gostaria de ver.

Desde sua última aparição, o excêntrico Zoolander teve uma vida tão conturbada quanto à de qualquer celebridade, acumulando escândalos, vexames e tragédias. Um desses eventos foi o desabamento do Centro Derek Zoolander Para Crianças Que Não Sabem Ler Bem e Querem Aprender a Fazer Outras Coisas Bem Também, que tornou o protagonista viúvo e culminou na perda da guarda de seu filho, Derek Jr. (Cyrus Arnold, de Hardcore: Missão Extrema).

Zoolander (Stiller), Hansel (Wilson) e Valentina (Cruz) investigam a conspiração que matou Justin Bieber. Foto: Paramount Pictures)
Zoolander (Stiller), Hansel (Wilson) e Valentina (Cruz) procuram quem matou Bieber. (Foto: Paramount Pictures)

Passando a viver como um ermitão, “disfarçado” sob o nome de “Eric Toolander”, o personagem de Ben Stiller recebe a visita de Billy Zane (O Fantasma), amigo de longa data, que lhe traz uma convocação para desfilar em Roma (Itália), oferecendo uma chance de aproximação com Derek Jr.. Fazendo as vezes de Nick Fury em Os Vingadores, Zane também surge para recrutar Hansel (Owen Wilson, de Marley & Eu), escondido no  deserto após ser desfigurado.

Novamente reunidos na capital da moda, Zoolander e Hansel lidam com as responsabilidades da paternidade – Hansel engravidou um grupo de pessoas, inclusive Kiefer Sutherland (intérprete de Jack Bauer, em 24 Horas) – e descobrem que o universo fashion foi dominado por Alexanya Atoz (Kristen Wiig, de Perdido em Marte), esquisitona e suspeita. Logo, a dupla é envolvida numa investigação liderada por Valentina (Penélope Cruz, de Vicky Cristina Barcelona), agente da Interpol e ex-top model, cujo objetivo é encontrar o culpado pela morte serial de atores e cantores.

Junto a Alexanya Atoz (Wiig), Mugatu (Will Ferrell) está de volta. (Foto: Paramount Pictures)
Junto a Alexanya Atoz (Wiig), Mugatu (Will Ferrell) está de volta. (Foto: Paramount Pictures)

Dirigido pelo próprio Ben Stiller, o longa se mostra extremamente trabalhoso, pois, além das reviravoltas da história, foi preciso encaixar as gravações com as agendas de astros como Katy Perry, Ariana Grande, Sting, John Malkovich, Benedict Cumberbatch (Sherlock) e dos estilistas Marc Jacobs, Tommy Hilfiger e Valentino, citando só alguns exemplos. Toda essa concentração de personalidades torna o filme rico em detalhes e ainda simula um evento de moda real.

Embora seja uma comédia nonsense, Zoolander 2 brinca com as mudanças sofridas pelo mundo nos últimos 15 anos, como os celulares enormes e os vocabulários pequenos, as novas noções de beleza e as idolatradas celebridades. Atenta às tendências do cinema, a produção também faz uma paródia da trama de O Código Da Vinci e aproveita para zombar da onda de super-heróis nas telonas.

Pode não parecer, mas o garoto Derek Jr. (Arnold) também leva jeito para a moda. (Foto: Paramount Pictures)
Pode não parecer, mas o garoto Derek Jr. (Arnold) também leva jeito para a moda. (Foto: Paramount Pictures)

Zoolander 2 estreia nesta quinta-feira (03/03).

Next Post

Senhor Frio estreia na volta de Gotham

Gotham nunca foi tão gelada quanto agora, pois o vilão Victor Fries (Nathan Darrow, de House of Cards) acaba de desembarcar na cidade, na volta da série após a pausa de final de ano. Apresentado numa cena adicional do episódio Worse Than a Crime, o personagem foi o grande destaque do capítulo Mr. […]