Visitamos: Dōshin, a exposição de brinquedos japoneses

Visitamos: Dōshin, a exposição de brinquedos japoneses

A Japan House São Paulo está de portas abertas com a exposição “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses“, que inicia sua programação do segundo semestre. A mostra, que ocorrerá até 12 de novembro, proporciona aos visitantes imersão na cultura japonesa através de brinquedos, contando com 126 itens selecionados – alguns deles com mais de meio século de existência e populares até hoje.

A exposição, no segundo andar do edifício, abrange uma diversidade de brinquedos, desde aqueles desenvolvidos com foco na segurança e praticidade até jogos e personagens icônicos do Japão, que conquistaram o mundo. Também apresenta uma linha do tempo que narra a história dos brinquedos a partir do período pós-guerra no Japão.

A mostra tem o apoio da revista “ToyJournal“, publicada pela Associação Cooperativa de Brinquedos e Bonecas de Tóquio, e visa revelar como os brinquedos japoneses refletem o contexto histórico e o estilo de vida do país, permitindo aos visitantes descobrirem as diferenças e semelhanças entre os brinquedos japoneses e brasileiros.

Dentre os destaques, encontram-se clássicos como os bonecos do Ultraman, os famosos Tamagotchis e as icônicas bonecas Hello Kitty. A exposição também traz espaço interativo para que os visitantes possam experimentar alguns brinquedos.

Além disso, a mostra aborda tendências recentes do mercado japonês, como quebra-cabeças e jogos analógicos, que ganharam popularidade como passatempos durante a pandemia. A programação paralela da exposição inclui uma série de eventos voltados para as crianças, oferecendo recursos táteis, audiodescrição e Libras para promover a acessibilidade.

Com a relevância mundial da indústria japonesa de brinquedos, a mostra busca destacar os brinquedos originados no Japão, que são conhecidos globalmente. Os visitantes têm a oportunidade de reconhecer personagens e jogos que fazem parte da infância brasileira, mas que têm origem nipônica, como o popular jogo Pula Pirata e as casas de bonecas da franquia Sylvannian Families.

Serviço

Exposição “Dōshin: os encantos dos brinquedos japoneses”

Apoio: “ToyJournal”, revista publicada pela Associação Cooperativa de Brinquedos e Bonecas de Tóquio
Curadoria: Natasha Barzaghi Geenen e Gabriela Bacelar
Período: até 12 de novembro de 2023
Local: Japan House São Paulo, 2º andar – Avenida Paulista, 52, São Paulo/SP
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Entrada gratuita.

Reservas online antecipadas (opcionais): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

Next Post

Em SP, Sato Cinema será casa de produções asiáticas

Em parceria com o Bunkyo, a Sato Company inaugurou o Sato Cinema, sala dedicada exclusivamente a produções audiovisuais asiáticas. Localizado no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no bairro Liberdade, o espaço está aberto ao público desde 16 de julho, coincidindo com as comemorações do 115º aniversário da imigração […]
Na Liberdade, Sato Cinema será casa de produções asiáticas