Para quem esperava que as demissões na indústria dos games fossem cessar em 2025, temos péssimas notícias. Isso porque a Ubisoft informou à Eurogamer que está fechando mais um estúdio, o que resultará em 185 demissões
A vítima da vez é o escritótio da Ubi em Leamington (DJ Hero), no Reino Unido, que será permanente fechada “como parte dos esforços contínuos [da empresa] para priorizar projetos e reduzir custos”. De acordo com o comunicado, a companhia vai manter um pequeno número de funcionários em contratos remotos.
Outros escritórios que sofrerão com a reestruturação da francesa são a Ubisoft Düsseldorf (ANNO e The Settlers), Ubisoft Stockholm (Avatar: Frontiers of Pandora) e Ubisoft Reflections (The Crew 2014). “Infelizmente, isso deve impactar 185 funcionários no geral. Somos profundamente gratos por suas contribuições e estamos comprometidos em apoiá-los durante essa transição”, declarou a companhia.
Em dezembro, o Insider Gaming reportou que os estúdios Ubisoft San Francisco e Osaka estavam com encerramento previsto para fevereiro deste ano. Além disso, a Ubi anunciou o cancelamento do multiplayer xDefiant na mesma ocasião.
Ubisoft em crise
Os fechamentos acompanham um 2024 conturbado para a Ubi. O baixo desempenho de vendas de jogos como Star Wars Outlaws e Prince of Persia: The Lost Crown agravou a situação da empresa. Outro fator foi o primeiro adiamento de Assassin’s Creed Shadows, quando a companhia viu suas as ações despencarem para os níveis mais baixos em anos.
A Ubisoft também anunciou que está estudando estratégias para se manter no mercado de videogames. Entre as opções está uma aquisição pela gigante chinesa Tencent e até mesmo a saída da empresa do modelo de capital aberto.
Fonte: Eurogamer