Após adaptar a saga “A Morte do Superman” a quarta temporada de Superman & Lois encerra com a adaptação mais humana possível de Clark Kent, Lois e sua família. Após quatro temporadas com uma história impecável, o grand finale nos dá uma das conclusões mais perfeitas possíveis para o Superman, com um Lex Luthor ameaçador ao extremo, e um Apocalypse tão letal quanto sofrido, com uma história que aprofunda o personagem de uma forma melhor até do que nos quadrinhos.
Uma série com coração
Uma das maiores críticas a última versão do Superman nos cinemas é a maior ênfase que Zack Snyder deu a parte “super” do Homem de Aço, retratando o herói como um deus fingindo ser um humano. O Clark da série se diferencia, e se torna uma versão melhor do personagem, justamente por focar em seu lado mais humano, que ajuda as pessoas com pequenos atos de bondade, e não apenas como Superman.
Com isso, justamente por ser difícil se identificar com um herói alienígena todo poderoso, o Superman da série se torna totalmente identificável, pois o que o torna um herói não são seus poderes, mas sim sua bondade e seu coração. Sendo assim, seguindo a ideia de um Superman, que além de herói também é pai, marido e genro, o Clark Kent de Tyler Hoechlin apresenta uma nova versão do personagem – talvez a melhor desde Christopher Reeve.
Fim digno para uma história digna
Um dos maiores problemas de muitas séries, é quando os produtores esticam demais a corda e a história acaba se arrastando com muitas temporadas desnecessárias. Contudo, em Superman & Lois, a história se encerra em um ponto onde o final é extremamente natural e bem trabalhado, e que bom por isso, pois uma história tão boa não merecia ter seu final manchado por ambição de estúdios.
Com isso, após o término da terceira temporada, onde o Superman enfrenta um Bizarro transformado em Apocalypse. A quarta temporada começa com as repercussões desse confronto, que termina com a morte do Superman. Contudo, é quando a figura do Homem de Aço sai de cena, que os personagens secundários tem sua chance de brilhar, com destaque para Jon Kent, Lois Lane e o General Lane, que são peças fundamentais da história.
Outro que merece destaque é o Lex Luthor de Michael Cudlitz, que rouba as atenções da narrativa para si a temporada inteira. Dessa forma, a presença de Lex na série é ameaçadora ao extremo, com sua sede de vingança implacável contra todos que se colocam em seu caminho, se tornando uma ameaça maior até do que o próprio Apocalypse e se consagrando como uma das versões mais interessantes do vilão.
Após sua estreia na série da Supergirl, a história do Superman chegou a sua conclusão com maestria, com um tremendo respeito pelo Homem de Aço e dando aula sobre o que o personagem representa, principalmente em tempos onde várias versões distorcidas do personagem aparecem.
Superman & Lois mostra que o clássico jeito escoteiro do herói nunca saiu de moda.