Nova série animada do Cabeça de Teia, Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha estreou com dois episódios no Disney+, recontando a origem do herói da Marvel. Com isso, vimos um começo alternativo da trajetória do Peter Parker (que não é o mesmo do MCU), onde a série se preocupa em desenvolver lacunas que os filmes (do MCU) não exploraram.
Mais pessoal
O primeiro episódio da animação apresenta mais da relação de Peter Parker com sua Tia May. Assim, a série traz algo que até agora não foi tão bem desenvolvido nos longas do estúdio: a vida de Parker sem máscara, antes de ser picado por uma aranha misteriosa.
Outro pequeno ponto que não passa despercebido, é a citação ao Tio Ben, algo que nunca ocorreu nos filmes, mas que tem um peso na vida de Peter na animação.
Universo alternativo
Por mais que a série possa ser entendida como o começo da carreira do Homem-Aranha antes dos Vingadores, é válido lembrar que esse não é o mesmo universo do MCU. É parecido, porém não igual. Mesmo assim, é muito legal ver a série se conectando aos filmes e complementando coisas que já foram vistas antes.
Como por exemplo, no 1º episódio podemos ver Peter em sua sala antes de conhecer Tony Stark em Guerra Civil, mas, na série, quem está na cena é Norman Osborn.
Além disso, podemos ver também mais do Homem-Aranha sendo o amigo da vizinhança, ajudando pessoas no bairro. O Cabeça de Teia apresentado na série se conecta ao ideal do personagem, e ao que ele representa, além de ser perceptível o carinho dos criadores com a essência do Homem-Aranha.
Fé nos clássicos
Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha homenageia muito das melhores mídias do personagem até então, tanto das antigas animações quanto dos próprios quadrinhos. Como por exemplo, a abertura do seriado se inicia com a clássica música da animação de 1960.
Além disso, ao final, é mostrado um frame referenciando alguma capa clássica de quadrinhos do Homem-Aranha. A do primeiro e segundo episódios referenciam Amazing Fantasy 15, primeira aparição do herói, e Um Novo Dia.
A animação em 3D dá um aspecto quadrinesco para a série, algo que gera um estranhamento no início, mas com o tempo passa a ser muito divertido
A sensação de assistir ao título é de uma nostalgia parecida com a de ver antigas animações do herói na TV, o que é essencial para o personagem que está sendo representado.