O Contato, novo documentário dirigido por Vicente Ferraz, estreia em 15 de agosto nos cinemas do Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Brasília e São Paulo. O filme, rodado em São Gabriel da Cachoeira, a cidade mais indígena do Brasil, apresenta o cotidiano de três famílias indígenas das etnias Yanomami, Arapaso e Hupda. A região é notável por abrigar 23 etnias e 18 idiomas nativos.
Produzido pela Bang Filmes e distribuído pela Pipa Pictures, O Contato foi apresentado na Mostra Competitiva do Festival É Tudo Verdade 2023 e no Festival Internacional do Novo Cine Latino-Americano, em Havana, Cuba. O documentário é falado em quatro línguas indígenas e suas histórias são conectadas pelo Rio Negro, via pela qual os personagens percorrem cerca de três mil quilômetros.
O filme acompanha um grupo Yanomami que leva um filme sobre eles para exibição na aldeia, uma mulher Arapaso que viaja à cidade para cuidar da filha com depressão, e uma família Hupda que deseja apresentar seu filho mais novo a parentes de outra etnia. As narrativas exploram o impacto do contato com o homem branco, como a perda da língua e identidade, e também destacam a relação entre os grupos étnicos e a conexão sagrada com a terra.
Além de retratar a vida indígena, a produção contribuiu com projetos para as comunidades, como a reforma de um centro social, construção de uma escola e fornecimento de equipamentos tecnológicos.