O consolidado e cada vez mais abrangente Rio2C apresenta este ano um panorama dos temas mais relevantes à indústria criativa, por alguns dos principais nomes de seus respectivos mercados. O encontro de criatividade ocupa novamente todo o complexo da Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril, com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses, ativações e experiências imersivas para um público estimado em mais de 40 mil pessoas. O conceito de soft power é o tema norteador desta edição.
“A cada edição adotamos um tema que direciona os trabalhos. Em 2023, o soft power será a nossa bússola. Trata-se de um artifício de construção de uma ideia a longo prazo, de forma subliminar. Vivemos na era da influência e o Brasil é um celeiro infinito de ativos para o uso dessa estratégia. A floresta amazônica, por exemplo, é um símbolo com enorme potencial para a construção da imagem do país, assim como a cultura e a diversidade do nosso povo”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.
“Os Estados Unidos foram provavelmente os primeiros a descobrir que através de Hollywood poderiam influenciar o mundo. Hoje vemos China, Coréia do Sul e a própria Ucrânia usando o soft power para controlar narrativas e construir suas imagens globalmente”, concluiu.
O evento se divide em quatro eixos ao longo dos 6 dias:
- Os Summits, que acontecem no dia 11 de abril, marcam o dia de abertura do Rio2C e abordam recortes específicos de programação como: marcas e conteúdo, creator economy, inovação no mundo dos esportes, e criptoativos e ativos verdes.
- A Conferência se concentra nos dias 12, 13 e 14 e aborda em seus painéis temas como audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho, entre outros.
- A seção de Mercado traz oportunidades como pitchings e rodadas de negócios para criadores, executivos, investidores e startups ao estabelecer a ponte entre profissionais de diferentes setores da indústria criativa, incluindo audiovisual, música, editorial e games.
- A Festivalia no fim de semana terá uma série de atividades, além de palestras, oficinas e masterclasses com grandes nomes da indústria criativa.
Audiovisual
O casal de cineastas, roteiristas e produtores Baran Bo Odar e Jantje Friese, responsáveis pela série Dark, um dos maiores projetos da Netflix e 1899, contam sobre seus processos criativos, suas visões estratégicas para a indústria e detalham os mais recentes passos de sua trajetória empreendedora.
O diretor brasileiro Fernando Meirelles e o produtor canadense Niv Fichman estarão à frente da conversa de encerramento da Conferência, na qual celebram a amizade que começou com uma relação de trabalho perfeita – a adaptação cinematográfica de Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago – e ainda segue com a realização do projeto The Sympathizer, série para a A24 e HBO, protagonizada por Robert Downey Jr. e Sandra Oh.
“O Rio2C se tornou o principal evento no país para os profissionais da indústria criativa. Com a inclusão de novas temáticas, palcos e das novas categorias de pitching, a expectativa se torna ainda maior. Estou confiante de que essa edição será histórica e marcará mais um passo no fortalecimento da nossa indústria criativa”, afirma Lazarini.