Review – Demolidor: A Queda de Murdock

Um arco fundamental para a transformação do Demolidor no personagem importante que é hoje, A Queda de Murdock é uma obra roteirizada por Frank Miller (Batman – O Cavaleiro das Trevas) e ilustrada por David Mazzucchelli (Batman – Ano Um), que explora toda a profundidade da personalidade do herói e o potencial do universo no qual ele habita. Publicada entre as edições 227 e 233 de Daredevil, de 1986, a saga é influência permanente sobre o mundo das HQs e, consequentemente, também serve de inspiração para os lançamentos do cinema.

Numa trama que lembra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, Matt Murdock (alter ego do Demolidor) se vê despencando no que parece ser cada círculo de seu inferno pessoal, sendo privado de exercer a profissão de advogado, abrigar-se em sua própria casa, fazer uso de seus recursos financeiros e tendo os seus relacionamentos arruinados. Tudo isso acontece porque Wilson Fisk, o Rei do Crime, descobre a identidade secreta do Diabo de Hell’s Kitchen, devido à fragilidade de Karen Page, ex-secretária e antiga namorada de Murdock, que, após fracassar como atriz de filmes adultos, torna-se viciada em drogas.

daredevil born again - demolidor a queda de murdock

Sendo atacado por Wilson Fisk em cada setor de sua vida, Matt Murdock fica totalmente descontrolado.

Investindo em um herói caído e no homem psicologicamente abalado por trás da máscara de vigilante, a trama acrescenta conteúdos de preocupação social e o elemento da religião, isto é, algumas características que passaram a acompanhar as histórias em quadrinhos do Demolidor em definitivo. Além disso, Demolidor: A Queda de Murdock conduz os leitores a um passeio pelas perigosas ruas da Cozinha do Inferno, um bairro sombrio, sujo e violento em que sobreviver é sempre um desafio.

Forte e profundo, o arco – produzido na fase de grande inspiração do lendário Frank Miller – é beneficiado por diálogos inteligentes e personagens muito bem construídos, culminando numa narrativa envolvente sobre a derrocada e a ascensão de um super-herói de vida marcada por dificuldades e tragédias. Combinada ao roteiro de excelente qualidade, a arte impressionante de David Mazzucchelli concede a dramaticidade que a saga demanda, imprimindo realismo e intensidade aos seus acontecimentos.

demolidor a queda de murdock daredevil born again

Completamente devastado, Murdock só vi um caminho a sua frente: vingança.

Demolidor: A Queda de Murdock é, sem dúvida, um clássico.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.