A quarta edição da PerifaCon – “comic-con das favelas” – aconteceu na Fábrica de Cultura de Diadema nos dias 27 e 28 de julho. Com lançamentos exclusivos, o evento reuniu diversos artistas periféricos em um espaço que juntou desde os apaixonados por quadrinhos até os aficionados por games, mostrando que, no mundo do entretenimento nerd, há espaço para todos.
Exaltando a Periferia
Andando pelos corredores da PerifaCon, foi possível encontrar praticamente de tudo. O evento promoveu o encontrou milhares de fãs e ofereceu a eles conteúdo digno dos maiores eventos do segmento. Com isso, o público pôde se divertir com oficinas de jogos, apresentação de títulos indie ainda não disponíveis no mercado, palestras, painéis exclusivos e concursos de cosplay.
Dessa forma, voltado para quem não tem acesso aos eventos midiáticos, a PerifaCon mostra mais uma vez que a essência da cultura pop não está nos grandes pavilhões, com painéis e prévias inéditas. Ou seja, a PerifaCon celebra o amor do nerd pela cultura geek que abrange todas as camadas sociais, mas que nem sempre é acessível a muitos.
Além disso, o evento trouxe exposições exaltando a cultura urbana presente nas favelas, um Artist’s Alley recheado de talentos, além de apresentações sobre produções brasileiras. Uma das novidades do evento foi o painel sobre a série Cidade de Deus: A Luta não Para.
Idealizada como a “comic-con das favelas” a PerifaCon teve sua primeira edição realizada em 2019, no Capão Redondo. Sem sede fixa, o evento cresceu e já passou pelas “quebradas” do Capão Redondo, Cidade de Tiradentes e pelo ABC Paulista, em Diadema. No entanto, em decorrência da pandemia, as edições de 2020 e 2021 foram totalmente online.
Ainda sem local confirmado, a PerifaCon retorna em 2025 com mais novidades do universo geek e em um novo “pico”.