O Homem de Aço: O 1º passo na construção do Universo Cinematográfico DC

Lançada em 2013, a superprodução O Homem de Aço (Man of Steel), de Zack Snyder (300), surgiu com o objetivo de iniciar a construção do Universo Cinematográfico DC Comics, além de apresentar aos fãs uma versão contemporânea do Superman (Henry Cavill, de Imortais). Criando o ambiente que culminará em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, o filme mostra os primórdios do super-herói mais famoso das histórias em quadrinhos e imagina quais dificuldades ele enfrentaria no cenário atual.

Após 20 minutos em Krypton, o longa acompanha a ida o recém-nascido Kal-El para a Terra, enviado por seus pais, Jor-El (Russell Crowe, de Gladiador) e Lara Lor-Van (Ayelet Zurer, de Demolidor), para escapar da iminente destruição de seu planeta e levar consigo o Codex que carrega os DNAs de sua raça. Entretanto, o bando comandado pelo General Zod (Michael Shannon, de Boardwalk Empire) e, mesmo preso na Zona Fantasma, jura achar o menino e recuperar o item.

O Homem de Aço - Superman 03

Em O Homem de Aço, o Superman (Cavill) deve proteger a Terra do General Zod. (Foto: Warner Bros. Pictures)

Recorrendo a alguns flashbacks, o blockbuster resume a infância do garoto Clark no Kansas, sob os cuidados de Jonathan (Kevin Costner, de O Guarda-Costas) e Martha Kent (Diane Lane, de Trumbo – Lista Negra), e, posteriormente, retrata seu protagonista, já em fase adulta, como alguém em busca de seu lugar no mundo. Enquanto isso, a renomada repórter Lois Lane (Amy Adams, de Encantada), do Planeta Diário – o jornal de Metrópolis – começa a investigar casos relativos à existência de um possível extraterrestre.

Paralelamente, a ameaça de Zod desembarca na Terra e, diante do novo perigo, Clark Kent precisa escolher entre relevar-se para o planeta ou vê-lo ser dizimado pelos kryptonianos. Intercalando cenas de luta épicas do Superman e General Zod, o filme narra os primeiros contatos do herói com os militares e a forma como os cinco continentes recebem a notícia de que alienígenas existem. E isso terá desdobramentos em Batman vs Superman, veja:

Desenvolvendo o personagem com um perfil menos certinho do que o público está acostumado, O Homem de Aço inova ao destacar as raízes humanas do Superman, sem esquecer-se de seu passado em Krypton. Com easter egg da LexCorp, a produção também indica o tom a ser seguido pelos próximos títulos da DC Comics: sombrio e sério.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.