O Bom Dinossauro

Um dos filmes mais esperados deste ano nos cinemas do Brasil, O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur, EUA, 2015) entra em cartaz na primeira quinta-feira (07/01) de 2016, e confirma mais um acerto da parceria entre Disney·Pixar! Dirigida por Peter Sohn (Os Incríveis), a produção imagina como seria o mundo se o asteroide que mudou a vida na Terra não tivesse atingido o planeta e os dinossauros nunca tivessem sido extintos – o que lhes deu a chance de evoluir. Assim, a animação é estrelada pelos improváveis amigos Arlo e Spot, um jovem Braquiossauro e um garoto humano.

Simpática e colorida, obra mostra os dinossauros de uma forma diferente, com Arlo e sua família cultivando plantações e armazenando grãos (uma vez que são herbívoros). Ao crescer numa fazenda, o protagonista é inspirado pelos pais, Poppa e Momma, mas se vê diminuído pelos feitos de seus irmãos mais velhos, o grandalhão Buck e a esperta Libby. Afinal, Arlo é muito medroso e, por isso, não consegue desempenhar suas tarefas tão quanto os outros.

Na tentativa de ensinar o caçula a enfrentar o medo, Poppa incumbe Arlo de caçar a criatura que está roubando seus alimentos, isto é, o selvagem Spot. Tudo dá errado, pai e filho são separados, deixando o pequeno pescoçudo sozinho. Perdido e sem ninguém com quem contar, Arlo descobre que Spot pode não ser o inimigo que ele acreditava que fosse. Com isso, uma inesperada amizade tem início, assim como uma grande aventura de volta para casa.

filmes mais esperados de 2016 - o bom dinossauro

Arlo e Spot têm pouco em comum, mas os dois descobrem que não precisam ser inimigos. (Foto: Disney•Pixar)

Prática comum em produções Disney·Pixar, O Bom Dinossauro também traz algumas partes menos infantis, a morte de um inseto e a ingestão de frutas alucinógenas são exemplos. Além disso, há a apresentação de figuras bem peculiares, como o esquisito Tricerátopo Forrest Woodbush e o Pterodáctilo Thunderclap (Trovão), um tipo de fanático religioso. Por outro lado, em alguns instantes, a trama se assemelha ao clássico O Rei Leão – para evitar um spoiler enorme, pode-se citar a cena de Arlo correndo entre uma manada de bovinos.

Criativo, O Bom Dinossauro inverte a dinâmica de “o garoto e seu  cão”, tendo em Arlo a racionalidade e o instinto primitivo em Spot (por esse motivo, o corpo do menino não é anatomicamente certinho).

THE GOOD DINOSAUR - Pictured (L-R): Arlo, Spot. ©2015 Disney•Pixar. All Rights Reserved.

O Bom Dinossauro exibe boas mensagens sobre amizade. (Foto: Disney•Pixar)

Com o selo de qualidade Disney·Pixar (igual a Toy Story, Procurando Nemo e Up: Altas Aventuras), O Bom Dinossauro tem o que é preciso para divertir as crianças nessas férias e emocionar os adultos.

O Bom Dinossauro estreia nesta quinta-feira (07/01).

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.