Nicholas Scratch é um dos vilões místicos do Universo Marvel, estreando em Fantastic Four #185, criado por Len Wein e George Pérez em 1977. Sua história é profundamente entrelaçada com a de sua mãe, a famosa feiticeira Agatha Harkness, que recentemente ganhou destaque nas produções da Marvel Studios, como na série WandaVision e Agatha Desde Sempre.
História e origem
Nicholas Scratch vem de New Salem, uma comunidade secreta de usuários de magia localizada nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos. Essa cidade foi fundada por sobreviventes dos julgamentos das bruxas de Salem, no século XVII, que decidiram se isolar para evitar a perseguição humana.
Scratch é filho de Agatha Harkness, uma das mais poderosas feiticeiras da Marvel. Diferente de sua mãe, que saiu do isolamento para interagir com o mundo, Nicholas optou por manter-se na liderança da comunidade mística de New Salem.
Agatha Harkness, ao se tornar a babá de Franklin Richards, filho de Reed Richards e Sue Storm do Quarteto Fantástico, abandonou os ideais de New Salem, algo que irritou profundamente Nicholas. Ele convenceu os habitantes da cidade de que sua mãe os traiu, levando à captura de Agatha e Franklin. Isso acabou atraindo o Quarteto Fantástico para o confronto, que culminou com a derrota de Scratch e sua excomunhão para a Dark Realm (Dimensão das Trevas).
Poderes e habilidades
Nicholas Scratch é um talentoso feiticeiro, com vasto conhecimento em magia. Ele herdou parte do poder de sua mãe, sendo capaz de manipular energias místicas, criar feitiços e invocar entidades poderosas. Um de seus artefatos mais notáveis é o Satan Staff, um objeto místico que amplifica suas habilidades. Scratch também se destacou por controlar a Salem’s Seven, um grupo de seus filhos que possui poderes místicos.
Ameaças ao Quarteto Fantástico
Nicholas Scratch é um vilão recorrente no universo do Quarteto Fantástico, sempre em busca de vingança contra sua mãe e os heróis. Um dos momentos mais marcantes da sua trajetória foi quando ele conseguiu escapar da Dark Realm e tentou possuir Franklin Richards, utilizando seus vastos poderes místicos. No entanto, seus planos foram frustrados, e ele foi novamente derrotado e destituído de seus poderes por Agatha Harkness.
Conspirações e servidão a Dormammu
Mais tarde, Nicholas Scratch ressurge como “prefeito” de uma cidade chamada Centerville, onde manipulou a população local e envolveu demônios em seus esquemas. Ele acabou sendo desmascarado pela heroína Patsy Walker, a Hellcat, e revelou que estava agindo a mando de Dormammu, uma das entidades místicas mais temíveis do Universo Marvel.
Impacto no Universo Marvel
Nicholas Scratch continua a ser um vilão perigoso e manipulador. Ele já fez alianças com Dormammu, Shuma-Gorath e outros poderosos vilões místicos, sempre buscando maneiras de expandir seu poder e derrubar heróis como o Quarteto Fantástico e sua mãe, Agatha Harkness. Seu retorno em várias histórias demonstra que ele é um antagonista resiliente, disposto a tudo para alcançar seus objetivos.