Ms. Marvel: origens, poderes e suas participações nas HQs

Ms. Marvel: origens, poderes e suas participações nas HQs

Ex-vingadora e líder do grupo chamado “Os Campeões”, Kamala Khan (a Ms. Marvel) é a mais nova heroína a debutar no Universo Cinematográfico Marvel – e uma das heroínas mais importantes dos quadrinhos recentes.

Lá no ano de 2013, os heróis da editora lidavam com “passagens de bastão” para apresentar aos novos leitores novas versões de personagens famosos. Foi nessa mesma época que figuras como Miles Morales e a Coração de Ferro tiveram suas primeiras aparições nos quadrinhos. E, após Carol Danvers deixar de lado o título de Ms. Marvel para assumir o nome de Capitã Marvel, outra heroína apareceu para carregar o título adiante.

Origem

Kamala apareceu pela primeira vez em uma história da Capitã Marvel de 2013, mas muito brevemente e sem grande destaque. Foi em 2014 que a nova heroína teve sua própria aventura, durante o selo Marvel Now.

Estadunidense e moradora de Nova Jersey, Kamala também é oriunda de uma família de origem paquistanesa muito tradicional com relação aos costumes muçulmanos, raiz esta que é refletida no traje da Ms. Marvel, já que o uniforme dela é um tipo de roupa especial para que as mulheres muçulmanas possam praticar esportes sem se desviar das tradições islâmicas.

Além da inspiração islâmica, a vestimenta da Ms. Marvel também é uma resposta aos trajes mega sexualizados que as personagens femininas costuma utiliza nas histórias em quadrinhos.

No arco inicial, Kamala ganha seus poderes ao voltar de uma festa a fantasia e ser exposta às Névoas Terrígenas que ativaram os genes inumanos em seu DNA. A exposição as névoas fizeram com que um casulo fosse gerado em volta de Kamala que, depois de acordar do transe em que foi posta e quebrar o casulo, se descobriu com habilidades como mudar a própria aparência – para ficar parecida com Carol Danvers e assim não ser reconhecida.

Superpoderes

A habilidade de se parecer com qualquer pessoa que desejasse foi essencial para a construção da personalidade de Kamala, principalmente no que diz respeito a aceitação da heroína como uma pessoa marrom e de origem paquistanesa em uma terra cheia de pessoas diferentes. As meninas marrons podem salvar o mundo, sim, mostram suas aventuras de estreia.

Além desse poder, Kamala pode também esticar ou diminuir partes do seu corpo ou o corpo inteiro, ficando gigante ou minúscula ao seu bel-prazer. Ela também possui um fator de cura poderoso, mas que só funciona quando a garota está em sua forma original, sem utilizar suas habilidades.

Momentos importantes

Nos quadrinhos, Kamala já foi uma vingadora ao lado de Miles Morales e do Nova, mas após a Guerra Civil 2, em que o Homem de Ferro e a Capitã Marvel entraram num confronto pelos poderes do Inumano Ulisses (capaz de prever o futuro), o trio se separou do grupo, assim que o inumano previu que Miles mataria o Capitão América (que era um infiltrado da Hydra, na época).

Ao deixar os Vingadores, Ms. Marvel, Homem-Aranha e Nova formam a equipe conhecida como Os Campeões, composta por outros jovens, como o Hulk (Amadeus Cho), Viv Visão e o jovem Ciclope, liderando-os em missões depois da nova marginalização dos heróis ocasionada pelos eventos de Guerra Civil 2.

Next Post

Ms. Marvel: a cultura islâmica na construção da série

Desde o primeiro episódio, Ms. Marvel se preocupou em adicionar diversos detalhes da cultura islâmica em sua produção, entrelaçando a trama de origem dos dons de Kamala Khan (Iman Vellani) com a própria história da cultura muçulmana. Um exemplo disso é a importância que a “Partição” tem no enredo. A […]