James Gunn é um dos nomes mais citados no mundo nerd atualmente, e não é sem motivo. Responsável por filmes aclamados, como a trilogia dos Guardiões da Galáxia e o O Esquadrão Suicida (2021), Gunn se tornou o diretor criativo do novo universo cinematográfico da DC, o DCU. Com o lançamento de Superman (2025), esse universo finalmente alçou voo nos céus de Metrópoles – e além.
O pontapé inicial do universo, entretanto, foi com a série animada “Comando das Criaturas”, que estreou no final de 2024. Além disso, já com relação ao futuro do DCU, algumas obras já estão anunciadas. Confira a seguir.
Pacificador – segunda temporada (2025)

A série do Pacificador, também produzida por James Gunn, ganha uma segunda temporada, que fará parte do DCU. Dessa forma, a nova temporada continuará a história do anti-herói Pacificador – aka Christopher Smith –, interpretado por John Cena, enquanto ele lida com seu passado e busca um novo propósito.
A segunda temporada estreia no dia 21 de agosto de 2025.
Supergirl: Mulher do Amanhã (2026)

O próximo filme do DCU será focado na Supergirl, que tem uma pequena participação em Superman. A história em quadrinhos do mesmo nome, Mulher do Amanhã, segue uma Kara Zor-El fragilizada após ver seu planeta ser destruído. Sua única missão era proteger seu primo que, na Terra, não precisa dela. Mas tudo muda quando uma jovem alienígena chega, procurando ajuda em seu planeta natal.
O filme estreia em 26 de junho de 2026.
Lanternas (2026)

Para quem gostou de Guy Gardner em Superman, uma nova série promete expandir a mitologia dos Lanternas Verdes no DCU. A série Lanterna, prevista para o primeiro semestre de 2026, trará a parceria entre Hal Jordan e John Stewart, os dois heróis mais famosos que carregaram o manto do Lanterna.
Cara-de-Barro (2026)

E nem só de filmes de heróis se fará o novo DCU. Já confirmado para o dia 10 de setembro de 2026, o filme do Cara-de-Barro, vilão icônico do Batman, terá direção de James Watkins (Não Fale o Mal).
A obra promete ser um body horror focado no personagem Matt Hagen, um ator desesperado por sucesso que tenta usar uma substância para crescer na carreira. A partir disso, se transformando em uma criatura grotesca de barro, capaz de remodelar seu corpo a vontade.
Dupla Dinâmica (2028)

O próximo filme com uma data de estreia anunciada é Dupla Dinâmica, filme animado que contará a história dos dois primeiros Robins, Dick Grayson e Jason Todd. Ao mesmo tempo, acredita-se que a obra pretende trabalhar o embate de ideia entre ambos os personagens, que crescem com visões diferentes de como é ser um herói.
Filmes com datas de estreia indefinidas
Além dos projetos citados, há diversos outros projetos anunciados para o novo DCU. Entretanto, ainda não foram divulgados mais detalhes destes filmes e séries. Dentre eles, temos o filme Bravos e Destemidos, que contará a história do Batman com o Robin Damian Wayne, filho de Bruce.
Também teremos uma série intitulada Paraíso Perdido, que mostrará a ilha de Themyscira antes do nascimento da Mulher Maravilha.
Os demais projetos podem ser conferidos a seguir:
- Comando das Criaturas (2ª temporada, série)
- The Authority (filme)
- Swamp Thing, O Monstro do Pantano (filme)
- Jovens Titãs (filme)
- Waller (série)
- Gladiador Dourado (série)
- Besouro Azul (série animada)
Além disso, também vale ressaltar o já confirmado The Batman 2, continuação do aclamado filme estrelado por Robert Pattinson. Ainda que o longa-metragem provavelmente não faça parte do DCU, o filme ainda marcará a presença da DC nos cinemas.

