Dono de uma voz marcante, James Earl Jones nos deixou. Responsável por dar vida a personagens como Mufasa, de O Rei Leão, e do vilão mais popular do cinema, Darth Vader, o ator faz parte da seleta lista de atores EGOT – ou seja, ganhadores do Emmy, Grammy, Oscar e Tony.
Vida e carreira
Nascido em 17 de janeiro de 1931, em Arkabutla, Mississippi, James Earl Jones teve uma carreira brilhante tanto no teatro quanto no cinema e na televisão. Especialmente conhecido por seu trabalho em peças de August Wilson, como Fences e The Piano Lesson, Jones começou sua carreira no teatro, com uma estreia de destaque na peça King Lear, de Shakespeare, na década de 1960. Seu desempenho em Fences lhe rendeu um prêmio Tony em 1987.
Sua carreira no cinema inclui filmes como Dr. Strangelove (1964), em que interpretou o tenente-general Buck Turgidson, e The Great White Hope (1970), pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar.
Star Wars
Contudo, seus personagens mais famosos não carregam seu rosto, mas, sim, a sua voz. Quando George Lucas estava escalando atores para o seu novo, e ambicioso, projeto chamado Star Wars, o jovem cineasta queria alguém alto e imponente para interpretar o vilão do filme, Darth Vader.
Após algumas audições, Lucas escolheu o ator britânico David Prowse graças à sua alta estatura e imponência física. Contudo, ainda faltava algo essencial para o personagem. Sendo assim, após ouvir a voz de James Earl Jones, Lucas não teve dúvidas ao escalá-lo como a voz do Lorde Sombrio dos Sith.
Jones gravou suas falas sem ter muito contexto visual do personagem, porém, sua contribuição ajudou a definir o tom e a presença de Darth Vader, solidificando seu status como um dos vilões mais reconhecidos e respeitados na cultura popular.
Seu último trabalho como o personagem foi na série Obi Wan Kenobi, do Disney+. Além disso, ele também foi o responsável por dar voz ao personagem Mufasa, de O Rei Leão.