Criada por Christos N. Gage e Mike McKone, Jeanne Foucault, mais conhecida como Finesse (“Tática“, nos quadrinhos publicados no Brasil), fez sua estreia em Avengers Academy #1 (2010) e se destacou por sua inteligência extraordinária e habilidades físicas.
Origem e habilidades
Finesse nasceu com uma capacidade de aprender qualquer habilidade de forma instantânea e perfeita, uma habilidade que a torna uma polímata – ou seja, uma pessoa com vasto conhecimento em várias áreas. Sua mente processa informações em uma velocidade sobre-humana, o que lhe permite memorizar qualquer coisa, aprender novas habilidades e até mesmo duplicar movimentos físicos com precisão total após apenas uma observação.
A capacidade de Finesse de se adaptar a qualquer estilo de luta ou técnica com facilidade é um de seus maiores trunfos, tornando-a uma combatente formidável.
Apesar de suas habilidades, Finesse não possui poderes sobre-humanos como outros heróis do Universo Marvel. Ela não é mutante e testou negativo para o gene X. Seus poderes vêm de sua mente excepcional e de sua capacidade de aprender de forma intuitiva e em alta velocidade. Seu treinamento em artes marciais, por exemplo, foi todo adquirido simplesmente assistindo a filmes e vídeos.
Passado e conexões
Finesse teve uma infância difícil, marcada por pais que a viam como uma ferramenta para alcançar status e sucesso. Ela foi premiada por qualquer atividade que trouxesse ganhos financeiros, e, durante sua infância, desconfiava que seu verdadeiro pai fosse o vilão Treinador, dado que suas habilidades eram muito semelhantes às do vilão, embora nunca tenha tido provas definitivas.
Aos 14 anos, ela se formou no MIT e estava treinando para ser atleta olímpica quando foi convidada a se juntar à Avengers Academy, um programa que recrutava jovens com potencial para se tornar heróis. Ela se tornou membro dessa academia ao lado de outros jovens heróis como Vigoroso, Chocante, Véu e Réptil.
No entanto, ela logo descobriu que todos estavam sendo preparados para se tornar vilões, algo que a deixou desconfiada do objetivo do programa.
Avengers Academy
Durante seu tempo na Avengers Academy, Finesse teve um relacionamento de mentor com Mercúrio, e usou suas habilidades de dedução para descobrir a verdade sobre ele e se aproximar de seus conhecimentos. Embora fosse vista como fria e calculista pelos outros membros, ela formou uma amizade com X-23, uma das outras jovens heróis que também era considerada uma “fora da lei” devido ao seu comportamento emocionalmente distanciado.
Finesse também teve um papel ativo em momentos decisivos, como durante o conflito Avengers vs. X-Men, onde, junto com X-23, defendeu a escola e os estudantes da ameaça de uma Emma Frost energizada pela Fênix. Além disso, ela foi uma das heroínas que enfrentaram o vilão Jeremy Briggs e suas intenções malignas de remover os poderes dos super-heróis em Final Exam.
Mudança de Alianças
Após o fim da Avengers Academy, Finesse seguiu caminhos separados, passando por diversas aventuras, incluindo a participação em missões contra organizações como a I.M.A. (Ideias Mecânicas Avançadas). Ela enfrentou Nadia Van Dyne e sua organização G.I.R.L., mas acabou se distanciando de I.M.A. quando a líder Monica Rappaccini a abandonou. Finesse, então, se juntou à G.I.R.L., onde começou a treinar Priya Aggarwal, uma jovem que adquiriu superpoderes e precisava de orientação para controlá-los.
Personalidade e desafios
Apesar de sua genialidade e habilidades extraordinárias, Finesse luta com questões emocionais e sociais, incluindo dificuldades para se relacionar com outras pessoas. Sua falta de empatia e paciência para com os outros frequentemente a coloca em desacordo com os demais heróis.
Isso reflete a luta interna de Jeanne, que muitas vezes coloca seu intelecto e suas habilidades acima da conexão emocional com as pessoas ao seu redor.
A personagem aparece em Seu Amigão da Vizinhança Homem-Aranha (confira o review)!