A Epic Games Store chegou na última sexta-feira (16) aos aparelhos iOS (apenas na União Europeia) e Android em todo o mundo. A loja inclui os jogos Fortnite, Rocket League Sideswipe e o estreante em dispositivos móveis: Fall Guys.
Segundo a dona de Fortnite, a versão de iOS da Epic Games Store foi lançada apenas na União Europeia graças ao Digital Markets Act (DMA). Com isso, o resto do mundo acabou ficando de fora da brincadeira, com exceção de usuários de Android.
O battle royale retornou ao iOS após 4 anos da sua retirada pela Apple, por quebrar as diretrizes da empresa e contornar o sistema de pagamentos da companhia. A decisão acabou se tornando uma verdadeira incursão da Epic Games contra a Big-Tech nos tribunais.
A loja chegou no mesmo dia que a estreia da Temporada 4 do Capítulo 5 de Fortnite Battle Royale, anunciado durante a D23. Na nova etapa, os jogadores se unirão novamente a heróis da Marvel para combater ninguém menos que Doutor Destino.
Além dos três games já disponíveis, a Epic também revelou que está trabalhando para que mais desenvolvedores possam lançar seus jogos na loja.
Como baixar a Epic Games Store no Android
- Abra o seu navegador e acesse epic.download;
- Clique em instalar no Android > Fazer o download mesmo assim;
- Após baixado, abra o arquivo e você será levado para um pop-up. Basta clicar em configurações > permitir instalações/download desta fonte;
- Ao tentar baixar um dos três jogos disponíveis no aplicativo, você deverá fazer o mesmo processo que no passo anterior, permitindo que a Epic Games Store também faça downloads
- Agora é só instalar o jogo desejado!
Epic vs. Apple
Com as mudanças regulatórias do Digital Markets Act na União Europeia, a Apple foi forçada a permitir lojas de aplicativos alternativas em todos os países do bloco econômico. Isso acabou destronando a Apple Store como única loja de aplicativos nesses dispositivos.
De acordo com uma publicação do The Verge do início deste ano, com o DMA os usuários podem baixar lojas independentes, que ainda precisam passar pelo processo de aprovação da Apple e necessitam da permissão explícita do dono do dispositivo para baixar aplicativos. Após isso, é possível baixar o que quiser das lojas, “incluindo aplicativos que violem as diretrizes da App Store”, como esclarece a matéria.
O que levou a lojas independentes para dispositivos móveis receberem os jogos da Epic Games, como a AltStore e, futuramente, a Aptoide, ambas do iOS. Também há planos para introduzir Fortnite, Fall Guys e outros títulos na One Store do Android.
Desenvolvedores também podem escolher se vão usar o serviço de pagamento da Apple ou integrar serviços de terceiros sem pagar taxas a Big-Tech – o que causou o rompimento entre a Epic e a Apple originalmente – em seus aplicativos e jogos.
As mudanças no modelo de negócios fechado da Apple também trouxeram diversas outras alterações nos dispositivos iOS. Com as novas regras, fica permitida a entrada de empresas de navegadores alternativos, serviços de streaming de jogos e outros. Contudo, vale ressaltar que isso fica restrito apenas à União Europeia.
O CEO e fundador da Epic Games, Tim Sweeney, comemorou a vitória contra a Big-Tech. “A luta está longe de acabar, mas é um progresso palpável para as equipes de desenvolvimento e consumidores que podem começar a se beneficiar da competição e poder de escolha” afirmou em nota.