Divertido e cheio de surpresas, LEGO Batman – O Filme é simplesmente incrível

Esqueça tudo o que você acha que sabe sobre o Cavaleiro das Trevas e prepare-se para assistir a um dos melhores filmes de super-herói dos últimos anos. Chegando aos cinemas do Brasil na quinta-feira (09/02), LEGO Batman – O Filme (The LEGO Batman Movie, EUA, 2016) inova ao deixar de lado a imagem carrancuda do Homem-Morcego, zomba de suas outras aventuras nas telonas e, em apenas 1h44min, viaja pela psique do Batman como poucas HQs já fizeram. Dirigida por Chris McKay (Frango Robô), a animação é garantia de diversão e surpresas numa trama bem engendrada.

Depois de roubar a cena em Uma Aventura Lego, Batman está de volta! (Foto: Warner Bros. Pictures)

Depois de roubar a cena em Uma Aventura Lego, Batman está de volta! (Foto: Warner Bros. Pictures)

Vigilante de Gotham City à noite e um ricaço solitário durante o dia, Batman/Bruce Wayne (dublado por Will Arnett, de Lemony Snicket: Desventuras em Série) sente-se o máximo ao combater uma infinidade de vilões liderada pelo Coringa (na voz de Zach Galifianakis, de Se Beber, Não Case!). No entanto, numa manobra genial do chamado Palhaço do Crime, todos os bandidos se entregam à justiça, tornando os préstimos do herói obsoletos para a sombria metrópole dos gibis. E isso faz com que Batman perceba que sua própria existência é desnecessária sem Joker e companhia.

Nunca deixe de dizer o quanto odeia o seu arqui-inimigo. Ele precisa se sentir odiado... (Foto: Warner Bros. Pictures)

Nunca deixe de dizer o quanto odeia o seu arqui-inimigo. Ele precisa se sentir odiado… (Foto: Warner Bros. Pictures)

Mesmo com tudo aparentemente resolvido, o Cruzado Encapuzado decide empreender uma missão na qual o objetivo é mandar todos os maiores marginais de Gotham para a prisão conhecida como Zona Fantasma, no intuito de livrar-se do perigo de uma vez por todas. Magoado após descobrir que não significava nada para o Batman, Coringa enxerga nisso uma oportunidade para executar seu maior plano de todos os tempos: reunir os vilões de diversas franquias do cinema (incluindo Harry Potter e O Senhor dos Anéis) para atacar a cidade de Gotham.

No filme, Batman reluta para aceitar que Alfred Pennyworth, Robin e Barbara Gordon são sua família. (Foto: Warner Bros. Pictures)

Antes sozinho, Batman precisa aceitar que agora tem uma família com Alfred Pennyworth, Robin e Barbara Gordon. (Foto: Warner Bros. Pictures)

Contudo, embora seja impagável ver um duelo do Batman contra Voldemort e Sauron, o principal conflito que atormenta o protagonista é o medo de pertencer a uma família, tema abordado nas suas relações com o órfão Robin/Dick Grayson (Michael Cera, de Scott Pilgrim Contra o Mundo) e a nova Comissária de Polícia, Barbara Gordon (Rosario Dawson, de Demolidor). Em uma sacada brilhante, LEGO Batman – O Filme ainda descreve Batman e Coringa como um par romântico às avessas – e isso, na verdade, é o mais preciso que se pode dizer sobre os dois.

Senhoras e senhores, este é o filme do Batman que merece palmas! (Foto: Warner Bros. Pictures)

Senhoras e senhores, este é o filme do Batman que merece palmas! (Foto: Warner Bros. Pictures)

Com participações discretas de Superman e outros membros da Liga da Justiça, o longa traz vários easter eggs espalhados pela Mansão Wayne, Batcaverna, Fortaleza da Solidão etc. e, claro, tira sarro de Batman (1989), Batman: O Cavaleiro das Trevas e de Esquadrão Suicida. Além disso, pela coragem de apostar em um Homem-Morcego canastrão, falado e roqueiro, LEGO Batman – O Filme é simplesmente incrível e uma das melhores produções da DC Comics.

Frase de efeito? Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, dê uma olhada em si mesmo e então faça uma mudança. Sim, o Batman cita Michael Jackson, na música Man in the Mirror

LEGO Batman – O Filme estreia nesta quinta-feira (09/02) nos cinemas.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.