Crisis on Earth-X: “Filmão”, super crossover tem casamento, morte e mais

O aguardado super crossover Crisis on Earth-X (clique para saber mais) foi ao ar de segunda (27/11) a terça-feira (28/11) na TV norte-americana, numa exibição especial do canal The CW. Envolvendo as séries Arrow, The Flash, DC’s Legends of Tomorrow e Supergirl, a atração colocou o mega time de super-heróis diante da ameaça dos habitantes da Terra-X, uma dimensão regida por nazistas. Porém, desta vez, o evento que acontece anualmente apostou num modelo mais homogêneo, como uma espécie de filme narrado em quatro partes.

Crisis on Earth-X tem recorde de super-heróis em cena. (Foto: Robert Falconer/The CW)

Levemente inspirado na clássica saga de quadrinhos Crise nas Infinitas Terras, o crossover começa no 8º episódio da 3ª temporada de Supergirl, quando o matrimônio de Barry Allen (Grant Gustin, de Glee) e Iris West (Candice Patton, de The Game) reúne Oliver Queen (Stephen Amell, de Hung), Felicity Smoak (Emily Bett Rickards, de Brooklyn), as irmãs Kara (Melissa Benoist, de Glee) e Alex Danvers (Chyler Leigh, de Grey’s Anatomy), Cisco Ramon (Carlos Valdes, de Arrow), Caitlin Snow (Danielle Panabaker, de Sexta-Feira 13), Harrisson Wells (Tom Cavanagh, de Zé Colmeia: O Filme), Joe West (Jesse L. Martin, de Código de Honra), Cecile Horton (Danielle Nicolet, de Um Espião e Meio), Sara Lance (Caity Lotz, de Mad Men), Martin Stein (Victor Garber, de Argo), Jax Jackson (Franz Drameh, de No Limite do Amanhã) e Mick Rory (Dominic Purcell, de Prison Break).

O casamento de Barry e Iris é um dos momentos mais tocantes do emocionante. (Foto: Bettina Strauss/The CW)

Enquanto isso, na sombria Terra-X, os líderes locais, que são os doppelgängers Dark Arrow (Amell) e Overgirl (Benoist) e o Dark Flash (sim, o Eobard Thawne com rosto de Harrisson Wells, da Terra-1), planejam derrotar a resistência, formada pelo general Winn Schott (Jeremy Jordan, de Os Últimos 5 Anos), Leonard Snart (Wentworth Miller, de Prison Break) e o inédito The Ray/Ray Terrill (Russell Tovey, de Quantico), para expandir seus domínios até as outras 52 Terras do Multiverso da DC Comics. E é claro que a invasão nazista começa no casamento mais esperado dos últimos tempos…

Os antagonistas do novo super crossover são os sósias nazistas de Oliver Queen, Eobard Thawne e Kara Danvers. (Foto: Jack Rowand/The CW)

No 8º episódio da 6ª temporada de Arrow, o confronto épico toma forma pelas ruas de Central City, com os grupos de Arrow, Flash, Supergirl e DC’s Legends of Tomorrow fazendo interações inusitadas (como a atração entre Alex Danvers e Sara Lance) e descobrindo as identidades de seus novos inimigos – comandados pelo Führer Dark Arrow e sua amada, Overgirl. O destaque aqui é a participação surpresa de Tommy Merlyn (Colin Donnell, de The Affair) da Terra-X, que surge como o assassino Prometheus, chocando não só Oliver Queen (Terra-X) quanto qualquer fã que assistiu as primeiras temporadas de Arqueiro.

Em participação surpresa, Tommy Merlyn reaparece em Crisis on Earth-X como Prometheus. (Foto: The CW)

A trama muda de cenário quando os protagonistas são transportados para o Reich da Terra-X – o que é visto no 8º episódio da 4ª temporada de The Flash. Na região devastada, é revelado que a Supergirl do mal precisa transplantar o coração de sua versão do bem para sobreviver à exposição solar, e cabe ao Dream Team da DCTV salvar a Garota de Aço e impedir a ascensão dos ditadores que fizeram de seu mundo um enorme campo de concentração. Esse é o momento em que Iris e Felicity se aventuram como salvadoras e o público conhece o casal homossexual The Ray e Cidadão Frio (doppelgänger herói do Capitão Frio).

Os personagens do ArrowVerse se aliam ao herói The Ray, da animação Freedom Fighters. (Foto: Katie Yu/The CW)

Com toda a cavalaria das Lendas do Amanhã entrando em cena – somando até 20 super-heróis em tela –, o megaevento de “Crise na Terra-X” (tradução livre em português) atinge seu ponto mais decisivo e emocionante no 8º episódio da 3ª temporada de DC’s Legends of Tomorrow, quando o conflito termina e todos lidam com os resultados da guerra contra os nazistas. Afinal, neste capítulo é dada a solução para a separação do Dr. Martin Stein e Jefferson ‘Jax’ Jackson como Nuclear (ou “Firestorm”, nome original) – mas isso chega da forma mais triste possível.

Chegou a hora de se despedir de uma das Lendas do Amanhã… (Foto: The CW)

Melhor crossover até agora – pois, aproveita todo o potencial de quatro títulos -, Crisis on Earth-X é uma oportunidade para nossos personagens favoritos enfrentarem seus maiores demônios, numa aventura grandiosa e empolgante em uma realidade distópica, que se conclui com uma mensagem de amor e otimismo. Destaque para as referências a Superman, Smallivlle e aos Czarianos (a raça do anti-herói Lobo) e às presenças de Tornado Vermelho e do vilão Metallo (com design fiel aos quadrinhos).

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.