Chico Bento: elenco esbanja carisma e identificação

Chico Bento: elenco esbanja carisma e identificação
Foto: Henrique Almeida

Após a sessão de imprensa do filme Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, realizada em São Paulo, aconteceu uma entrevista coletiva com o diretor Fernando Fraiha e o elenco, revelando detalhes sobre o processo de criação do filme e a ligação dos atores com a Turma do Chico Bento.

Processo natural e orgânico

Fraiha, que iniciou o trabalho no projeto em 2021, destacou que a criação do filme foi um processo muito natural.

“Produzi Laços e Lições, que tiveram direção do Daniel Rezende. Numa das mesas do Lições, o Dani falou que estava muito empolgado para o filme do Chico Bento e que achava que o diretor ideal estava na frente dele. Fiquei muito confuso, porque só estávamos eu e ele na sala. Achei que ele estava me zoando”, contou o diretor.

Fraiha também compartilhou sua alegria em trabalhar com um personagem tão cômico como Chico Bento. “É um prato cheio trabalhar com um personagem com um DNA tão cômico”, disse ele, referindo-se ao tipo de humor simples e leve que caracteriza a história.

Carisma puro

Isaac Amendoim, que dá vida ao personagem Chico Bento, comentou sobre a relação do personagem com a natureza e os animais.

“O Chico gosta muito da natureza, de cuidar da natureza, gosta de bichos, e eu gosto também. A semelhança é morar na roça”, afirmou o jovem ator, revelando que ele mesmo tem uma grande paixão por animais.

Ele ainda brincou, destacando o número de bichos que ele teve que interagir no filme: “Só de galinha com os pintinhos chega a umas 80, mas tem mais bichos… tem emu, tem cachorro, tem calopsita, tem porco, tem Pantera que é um pônei, tem tartaruga… Tem bicho demais!”

Importância da Turma da Mônica

Débora Falabella, que interpreta a Professora Marocas, compartilhou a importância da Turma da Mônica em sua vida.

“Aprendi a ler com gibis, isso é muito forte. Depois eu li para o meu filho”, disse emocionada. Para ela, interpretar a personagem foi um retorno às raízes da infância, “Fiquei extremamente emocionada quando fui fazer a personagem, parecia que eu estava em um sonho de infância”.

Luis Lobianco também refletiu sobre sua conexão com os quadrinhos.

“Eu fui colecionador de Turma da Mônica. Tinha um baú debaixo da minha cama cheio de gibis. Na infância, quando perdi minha mãe, os gibis foram meu lugar de acolhimento. A Turma do Chico Bento sempre teve esse papel de consolo”, revelou o ator, que segue com a missão de fazer o público rir.

Desenvolvimento do roteiro e a inspiração

Fraiha detalhou o processo de criação do roteiro, explicando que a grande inspiração para a história foi o amor de Chico Bento pela natureza e a ideia de proteção da Goiabeira Maraviosa.

Depois de uma reunião com o Mauricio [de Sousa], ele teve a ideia de que a pior coisa que poderia acontecer ao Chico Bento seria a goiabeira ser ameaçada”, explicou o diretor.

Além disso, ele falou sobre as referências cinematográficas do filme, como a tradição do cinema brasileiro, destacando Mazzaropi e a obra de Ariano Suassuna, mas também mencionando que a equipe buscou se manter fiel ao universo de Mauricio de Sousa.

Química do elenco

Os atores também comentaram sobre a convivência nos bastidores. Anna Julia Dias, que interpreta Rosinha, brincou sobre as travessuras com o elenco: “Nos bastidores, quebramos dois vasos em um hotel numa guerra de almofadas!”, ela disse, rindo.

No entanto, Fraiha ressaltou que, embora houvesse momentos de descontração, a maior parte do tempo foi dedicada ao trabalho: “Passamos nove semanas em um processo de imersão ao roteiro e personagens”, explicou.

Escolha de Isaac Amendoim

Fraiha também falou sobre a escolha de Isaac Amendoim para o papel de Chico Bento, comentando a facilidade em escolher o ator para o papel: “Quando nosso produtor de elenco me mandou o Instagram do Isaac, pensei: ‘nossa, estamos bem’. O Isaac já havia construído um sítio em nossos corações”.

O diretor também elogiou a responsabilidade e sensibilidade do jovem ator durante as gravações.

Next Post

Peça de Harry Potter chegará a SP

Após conquistar mais de 11 milhões de ingressos vendidos globalmente e acumular prêmios como nove Laurence Olivier Awards e seis Tony Awards, incluindo Melhor Peça, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada chega ao Brasil em 2025. A produção será o principal projeto da recém-criada VME e marca a estreia da […]
Harry Potter e a Criança Amaldiçoada chegará a SP