Neste sábado (17) está sendo celebrado o Batman Day, data em que o mundo todo comemora a existência de um dos maiores ícones da cultura pop e principal personagem da DC Comics. E, para aproveitar o dia, trago como dica de leitura a saga de quadrinhos da Corte das Corujas, que será abordada no game Gotham Knights.
Publicada durante da fase intitulada “Os Novos 52”, a primeira parte do arco – “A Corte das Corujas” – teve seu roteiro assinado por Scott Snyder e arte de Greg Capullo, ocupando as primeiras 7 histórias da revista do Batman e um encadernado em capa dura da Panini. A trama mostra como o Cavaleiro das Trevas é pego de surpresa por uma organização criminosa que manobra Gotham a seu bel-prazer há mais de uma centena de anos sem ninguém notar.
A narrativa prossegue em “A Noite das Corujas”, composta por 10 histórias em que Snyder e Capullo multiplicam a tensão, botando o Cruzado Encapuzado diante de uma verdadeira guerra que toma conta de sua cidade. Este desfecho também se torna mais pessoal para Bruce Wayne, uma vez que suas investigações o colocam diante de um vilão que alega ser seu irmão perdido, supostamente chamado Thomas Wayne Jr. – algo que abala o alter ego do Batman.
Batman: A Corte das Corujas
A narrativa começa com Bruce apresentando seus planos para uma “Gotham do futuro”, mas um assassinato elaborado volta suas atenções para uma ameaça do passado – isto é, a Corte das Corujas. Organização criminosa tida como um mito, a Corte foi alvo das investigações de Wayne logo em sua infância, quando ele acreditava que estavam envolvidos com a morte de seus pais. Já adulto, o herói encontra vestígios da existência espalhados pela antiga estrutura de Gotham City.
A batalha fica ainda mais acirrada quando Batman encontra O Garra, assassino misterioso que elimina os alvos da Corte das Corujas. O confronto se mostra um desafio à altura para ambos – mas quem realmente ganha é o leitor por acompanhar tudo.
Batman: A Noite das Corujas
Depois de ter sido aprisionado pela Corte e testado ao seu limite, Bruce Wayne encara a possibilidade de ter um irmão perdido entre as fileiras daqueles que usam a máscara de coruja. Mas, será que pode acreditar na palavra de um vilão? Enquanto isso, a Corte das Corujas lança uma ofensiva para acabar com Batman e matar todos que poderiam se tornar oposição ao seu domínio.
Essa conclusão ganha ares de confronto campal, impressionando tanto o herói quanto o público pelo poderio que deixa as sombras para atacar Gotham. É uma saga recente, publicada de 2011 a 2012, que se tornou essencial a todo fã do Homem-Morcego.