O embargo de Astro Bot caiu nesta quinta-feira (5) e pudemos ver a recepção da crítica sobre o novo exclusivo do PlayStation 5, após três anos de desenvolvimento. A boa notícia é que o título da Team Asobi está sendo aclamado pela mídia especializada. A nova aventura do robôzinho fechou o dia com média de 94 no Metacritic, ocupando o posto de Final Fantasy VII Rebirth como jogo com maior nota do ano.
Não tivemos a oportunidade de testar o game em primeira mão. Contudo, não podemos deixar passar batido o feito de Astro Bot, que o coloca em uma ótima posição para disputar o título de melhor jogo de 2024. Além disso, o lançamento deixa a Sony confortável, após tropeços com Concord e comentários de dirigentes sobre a suposta falta de IPs da empresa.
Astro Bot começa com o pé direito
Para quem não acompanhou os últimos eventos da Sony, Astro Bot é a sequência de Astro’s Playroom, título que chegou com o PlayStation 5 gratuitamente. O game apresentou o uso das novas tecnologias do controle Dualsense, desde os gatilhos adaptáveis até a resposta tátil.
Na sequência, a Team Asobi prometeu expandir o que vimos no lançamento do PS5, trazendo a velha-guarda dos jogos de plataforma 3D e ícones da marca PlayStation. O lançamento também é o maior projeto do estúdio até o momento.
Foram registradas 113 reviews de diversos sites de todo o mundo no agregador de notas Metacritic. Do total das análises, cerca de 42 foram notas máximas, fechando a média do jogo em 94, maior nota do ano até o momento. Vale ressaltar que estamos falando de jogos completos, excluindo a DLC de Elden Ring, Shadow of the Erdtree, que registrou média de 95 no agregador.
No site Open Critic, o jogo atinge uma média de 95, ficando acima até mesmo da expansão da From Software. A boa performance do game pode render indicações e até mesmo a conquista do tão aclamado GoTY pelo robôzinho mascote do PlayStation nas premiações de fim de ano.
Para quem estiver animado, Astro Bot já está disponível, a partir desta sexta-feira (6), exclusivamente para o PlayStation 5.