Artista vende estátuas de personagens da cultura nerd na Avenida Paulista

Em alta, a cultura nerd tem dominado o cinema e as séries de televisão, motivando os fãs a adquirirem produtos relacionados aos seus personagens favoritos. Pensando nisso, o artesão Eder Portugal produz manualmente estatuetas de super-heróis, protagonistas da TV, ícones de franquias famosas nos cinemas e também de astros da música. “Comecei fazendo figuras do Raul Seixas com argila e não parei mais”, contou o rapaz, exibindo cerca de 100 itens em seu estande na Avenida Paulista, em São Paulo.

Próximo ao Parque Trianon, Eder chama a atenção dos transeuntes com seu trabalho, resultado de cinco anos de experiência e aprimoramento na arte do biscuit (ou “porcelana fria”) e a capacidade de criar apenas somente únicas. “Tem uma história engraçada com um Coringa que dei para um amigo… Todo mundo pede e não consigo fazer igual”, brincou ele. Assim, cada estátua vendida é um objeto sem igual – e, se tem algo que nerd gosta, é exclusividade, não?!

Artesanato em biscuit de Eder Portugal na Avenida Paulista (3)

A Arlequina e o Coringa fazem sucesso no estande de Eder Portugal. (Foto: Henrique Almeida)

Atento às novidades, Eder mostra réplicas inspiradas em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, Deadpool X-Men. “Já colecionei histórias em quadrinhos e continuo gostando”, afirmou, explicando o porquê dos personagens dos gibis representarem a maior parte do estoque. Além disso, seriados como The Walking Dead, Breaking Bad, Doctor Who e Arquivo X, filmes como Star Wars e O Senhor dos Anéis, e os games Mario e God Of War foram contemplados.

Artesanato em biscuit de Eder Portugal na Avenida Paulista (1)

Como em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, a Trindade está presente. (Foto: Henrique Almeida)

Com preços variando de R$ 30 a R$ 50, o artesão vende suas esculturas até por encomenda. “O cliente pede e eu faço”, garantiu, dizendo que aceita recriar familiares e amigos em caricaturas em 3D. Ainda sem participar de eventos geek, Eder Portugal expõe suas obras na principal avenida da capital paulista e no seu blog (clique aqui para acessá-lo).

Artesanato em biscuit de Eder Portugal na Avenida Paulista (2)

Eder Portugal fez cada uma das estátuas à mão e se baseia em imagens da internet. (Foto: Henrique Almeida)

Curtiu? Visite Eder e veja seu artesanato aos sábados, na Avenida Paulista, no cruzamento com a Rua Peixoto Gomide (próximo à loja Marisa).

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.