Alien: HQ feita por brasileiros é lançada nos EUA

O perfil da editora norte-americana Dark Horse apresentou na última semana uma bela notícia para os fãs brasileiros de Alien. Acaba de sair nos EUA a primeira edição da HQ Alien: The Original Screenplay (“Alien: O Roteiro Original”, em tradução livre), feita pelos brasileiros Cristiano Seixas (roteiro) e Guilherme Balbi (desenhos).

Como já antecipa o título, o gibi, uma minissérie em 5 edições, adapta o roteiro original de Alien – O Oitavo Passageiro, escrito em 1976 por Dan O’ Bannon – isto é, três anos antes do filme de Ridley Scott ser lançado.

Não é a primeira vez que o roteiro não filmado de um filme do Alien é adaptado para os quadrinhos. No fim de 2018, a Dark Horse lançou uma história com o script original de Alien 3 (1992) também como minissérie. Escrita e desenhada por Johnnie Christmas, a HQ foi feita com base no texto de William Gibson, aclamado escritor de ficção científica, autor do clássico Neuromancer.

Sai a Nostromo, entra a Snark

No site da Dark Horse, podemos ver a capa e duas páginas da HQ e a arte de Balbi – com cores de Candice Han –, que já mostram algumas diferenças cruciais em relação à história que conhecemos. A primeira delas é o “Space Jockey”, figura imponente sentada em um tipo de telescópio – cuja origem foi explorada em Prometheus (2012) –, que aparece como um ser mais orgânico e com pontas na cabeça.

As páginas internas também exibem visuais diferentes para os trajes dos astronautas e para os ovos do Alien. A sinopse do gibi ainda aponta alguns acontecimentos diferentes da história que foi para os cinemas, incluindo a substituição do famoso nome Nostromo para a nave:

“Em rota de volta para a Terra, a tripulação da nave espacial Snark intercepta uma transmissão alienígena. A investigação deles leva a um planetoide desolado, uma nave espacial alienígena caída e uma estrutura em forma de pirâmide de origem desconhecida. E daí o terror começa…”

Ainda sem previsão para ser publicada no Brasil, Alien: The Original Screenplay será, ao que tudo nos indica, a última história da criatura de sangue ácido a sair pela Dark Horse, já que tanto Alien quanto Predador passam a ter seus gibis publicados pela Marvel Comics a partir do ano que vem, como já falamos aqui no BN.

Comentários
Carlos Bazela

Carlos Bazela

Jornalista e leitor compulsivo, gosta de cerveja, café e chá preto não necessariamente nessa ordem. Fã de boas histórias, principalmente daquelas contadas por meio de desenhos e balões.

Comentários estão fechados.