Alien: as maiores aparições do Xenomorfo nos games

Descrito como um ser perfeito, o Xenomorfo, da franquia Alien, é um dos maiores pesadelos para qualquer explorador espacial. A criatura é uma das mais icônicas figuras do terror espacial do cinema e fora dele também!

Para quem não sabe, o “alien” fez muitas aparições em videogames, sejam elas como inspiração, referência ou mesmo personagem jogável, como veremos a seguir.

O Xenomorfo

Antes de mais nada, é importante apresentar a criatura cruel e um tanto bizarra que foi figura antagonista, em diversas obras da franquia, de Ellen Ripley.

O Xenomorfo (também referido como Alien), na verdade, é uma espécie de endoparasita extraterrestre vil e arrasadora. Essa raça é bem estruturada cultural e socialmente, se dividindo em castas, idades, ciclos ou mesmos hospedeiros, o que altera sua anatomia e biologia. Como um parasita, sua reprodução acontece por meio desses hospedeiros, o tornando ainda mais mortal.

Xenomorfo em Alien: Covenant
Foto: 20th Century Fox/Scott Free Productions

Apesar de não ser ameaçador em todos os crossovers que traremos aqui, o Xenomorfo teve participações em videogames dignas de um verdadeiro terror espacial. Alien: Isolation foi uma das suas marcas registradas no mundo dos jogos.

O título foi lançado em 2014 pela SEGA e trouxe um alien com uma das inteligências artificiais mais robustas que vimos em um survival-horror, tornando a jogatina complexa e assustadora, até para fãs mais experientes no gênero.

Mas não é apenas em jogos próprios que você precisa temer os Xenomorfos, já que temos sua presença assustadora em jogos dos mais variados possíveis.

Popeye 3 – Wrestle Crazy

Lançado em 1992 para os computadores domésticos clássicos Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad CPC, Popeye 3: Wrestle Crazy é um jogo de luta livre que nos coloca na pele de Popeye, que aqui foi sequestrado por um grupo extraterrestre do mal chamado Kraggs.

Esses aliens organizam uma espécie de torneio de luta livre, para definir quais são os planetas mais poderosos. O destino dos perdedores? Eles serão conquistados, no mesmo esquema de Mortal Kombat. Popeye tem que lutar com cinco alienígenas para manter a Terra segura.

O primeiro oponente do marinheiro é ninguém menos que um Xenomorfo chamado Tordos, do planeta vulcânico Czykel. Pode-se dizer que o alien não está em sua melhor forma, mas temos que admitir que é uma aparição bastante inusitada.

Conker’s Bad Fur Day

Se você achou que a participação do alien em Popeye 3 – Wrestle Crazy fraca, você vai se surpreender se contarmos que um Xenomorfo não é só um vilão em Conker’s Bad Fur Day, como também o último chefe do jogo.

Aqui, o alien ganha o nome de Heinrich, criado pelo Professor Von Kriplespac, dando as caras nos polêmicos e adultos jogos de Conker, da Rare. Como alguns sabem, a franquia é cheia de piadas de humor ácido, com conotação sexual e muitas paródias, então não é tão estranho ver essa participação ilustre.

Na luta final, o protagonista também replica a famosa frase de Ellen Ripley em Aliens (1986), quando a personagem aparece e solta um “Get away from her, you bitch!” para o Xenomorfo.

Mortal Kombat X (2015)

Sangue, vísceras e mortalities são alguns dos elementos mais marcantes da franquia Mortal Kombat. Entre esses e muitos outros recursos dos jogos de Ed Boon, temos as participações especiais que vêm ganhando mais espaço a cada novo jogo.

De Kratos a Rambo, de Coringa a Capitão Pátria, os mais diversos personagens já deram as caras no torneio mortal (via DLC), e um deles é o próprio alien. Lembra que comentamos que cada tipo de Xenomorfo pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o hospedeiro? Neste caso, o parasita fez Baraka, da raça Tarkatan, como sua vítima, dando origem ao Xenomorfo Tarkatan em Mortal Kombat X.

Aqui é onde os jogadores podem finalmente controlar um Xenomorfo e seu poder destrutivo, com direito a três versões da criatura e as lâminas Tarkatan no antebraço. As referências não ficam apenas no próprio alien como personagem jogável, mas também em falas, combos, fatalities e outros recursos.

Fortnite (2021)

Em um dos ápices do Battle Royale da Epic Games, tanto narrativo como em popularidade, não só o Xenomorfo, como também a Ellen Ripley chegaram ao Fortnite no Capítulo 2 – Temporada 5.

Na época, o personagem Agente Jones estava recrutando guerreiros de diversas realidades, como Ryu de Street Fighter, ou T-800 (O Exterminador). Ao tentar trazer Ellen Ripley ao Battle Royale, uma surpresa não tão agradável também se esgueirou para o mundo de Fortnite: o Xenomorfo.

O alien também fez uma aparição no trailer cinemático do Capítulo 2 – Temporada 6, onde a criatura tenta atacar Jones, mas acaba sendo eliminada por Sarah Connor, de O Exterminador do Futuro. Além das skins, o jogo também trouxe emotes e outros cosméticos baseados na franquia Alien.

Fall Guys (2022)

Outro jogo sobre o guarda-chuva da Epic Games que contou com cosméticos de Alien foi Fall Guys. Contudo, diferente do que vimos em Fortnite, onde a criatura chegou na loja do jogo para compra, dessa vez o Xenomorfo marcou presença no próprio Passe de Temporada da Temporada 2 do jogo.

Ellen Ripley também foi outra homenageada aqui, junto da comemoração Chestburster, icônica no primeiro filme de Alien.

Fall Guys Xenomorfo
Foto: Mediatonic/Epic Games

Dead by Daylight (2023)

No ano passado, o multiplayer online Dead by Daylight deu boas-vindas a um novo assassino: outro Xenomorfo. O jogo, junto de Mortal Kombat, é um dos maiores quando falamos em crossovers e participações especiais, particularmente, de personagens de terror.

Aqui o Xenomorfo pode navegar por túneis subterrâneos, tal como nos dutos de ar que vimos em filmes e jogos Alien, permitindo que a criatura atrevesse mapas rapidamente. O monstro pode caçar os sobreviventes em quatro patas, o que permite movimentos furtivos. Nessa forma ele também consegue desferir golpes com a sua cauda, atravessando janelas, barricadas e mais.

Ellen Ripley marcou sua presença no multiplayer, contudo, como uma sobrevivente e antagonizando outro capítulo com Xenomorfo.

Next Post

Família: ressignificação dos laços e da imigração no Japão

Após a emocionante distopia de Plano 75, a Sato Company traz ao país mais uma obra com atores e cineastas consagrados: Família. Dirigida por Izuru Narushima, que possui longo currículo de filmes dramáticos, sob o roteiro de Kiyotaka Inagaki, a produção traz um olhar comovente e angustiante sobre a imigração […]
Família