Sequência do filme lançado em 2010, Alice Através do Espelho (Alice Through the Looking Glass, EUA, 2016) é a principal estreia desta semana nas salas de cinema do Brasil. Com Mia Wasikowska (A Colina Escarlate) voltando ao papel de Alice Kingsleigh e Tim Burton (Alice no País das Maravilhas) atuando na produção, o longa perde o frescor da trama original e abandona seu clima sombrio, mas aposta em uma jovem heroína corajosa, decidida e independente. Saiba mais sobre a personalidade de Alice no vídeo abaixo:
Inspirado na obra de Lewis Carroll, o título mostra Alice lutando pela sua carreira como capitã de uma embarcação, função na qual ela demonstra habilidades excepcionais. Entretanto, a garota decide retornar para o País das Maravilhas quando descobre que o Chapeleiro Maluco (Johnny Depp, de Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra) sofre de uma doença misteriosa, que lhe causa rápido envelhecimento e amargura.
Recepcionada pela Rainha Branca (Anne Hathaway, de Interestelar), Coelho Branco (Michael Sheen, de Masters of Sex), Gato Risonho (Stephen Fry, de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos), Tweedledee e Tweedledum (Matt Lucas, de Gnomeu e Julieta) e Absolem (Alan Rickman, o Professor Snape, de Harry Potter), Alice se voluntaria para confrontar o Tempo (Sacha Baron Cohen, de Borat) em pessoa, buscando salvar seu melhor amigo de uma antiga aflição.
Diferente de Alice no País das Maravilhas, a produção não conta mais com o tom de apresentação e, por isso, apoia-se nas relações previamente construídas, mergulha numa viagem temporal pelo incrível e vasto histórico de Wonderland – um acerto que traz a tona diversas curiosidades –, apresenta diálogos repletos de jogos de palavras e efeitos especiais, figurinos e maquiagens de primeira, assim como metáforas sobre o tempo. Porém, o roteiro é previsível e não empolga.
Dirigido por James Bobin (Os Muppets), Alice Através do Espelho se destaca pela forte presença feminina, uma vez que Alice é inteligente, autêntica e não precisa de par romântico, e pelo fato de a Rainha de Copas (Helena Bonham Carter, de Harry Potter e a Ordem da Fênix) ser aquela que impõe suas vontades sobre a personificação masculina do Tempo. Além disso, na trilha sonora, estão as faixas Just Like Fire e White Rabbit, ambas interpretadas pela roqueira Pink.
Alice Através do Espelho estreia nesta quinta-feira (26/05) nos cinemas.