Nesta segunda-feira (22) é celebrado o Dia do Folclore. Bastante exploradas por Monteiro Lobato em seu Sítio do Pica-Pau Amarelo, as lendas da cultura brasileira vêm perdendo espaço diante das mitologias de super-heróis construídas e comercializadas no cinema e streaming. Mas, que tal celebrar essa data especial com uma aventura digna das telonas? Sim, Além da Lenda – O Filme está em cartaz trazendo várias figuras do imaginário popular do Brasil! Abaixo, preparamos 3 razões para você conferir a animação:
Recuperação cultural
A história tem início em 31 de outubro – o Halloween norte-americano, mas também o “Dia do Saci”. Na data, o trio símbolo do Dias das Bruxas, gata-bruxa Witchka, o espantalho Jerry Moon e o espectro Midnight, vêm ao país com a ideia de capturar um livro sagrado reúne todas as lendas do folclore brasileiro.
Mesmo sem saber de sua missão, cabe ao garoto Lucas, fã de super-heróis, quadrinhos e games, proteger parte do nosso folclore, o que acaba lhe fazendo criar um forte laço de amizade entre ele e as lendas brasileiras.
Time de lendas
É bem verdade que a produção da Viu Filmes “apenas” expande o universo da série animada lançada em 2018 (com 13 episódios, exibidos na TV Brasil e na Globo NE – Pernambuco), mas é necessário mencionar o time de personagens de apoio composto pelo Negrinho do Pastoreiro, Saci, Boto Cor-de-Rosa, Cuca, Chibamba e Vaqueiro Misterioso.
Entre os protagonistas, estão a Comadre Fulorzinha, Cabra Cabriola e o Curupira.
Brasilidade falada
Com direção de Marília Mafé e Marcos França, Além da Lenda – O Filme encanta realmente pelo tanto em que é autêntico a sua brasilidade. A animação apresenta sotaques e expressões típicas de diferentes regiões do país, o que é bastante raro, tendo em vista a maior oferta de conteúdos estrangeiros que chegam para exibição. E essa representatividade colocada em tela é o que torna a experiência ainda mais rica.