Se o foco nos Inumanos ajudou a melhorar as duas últimas temporadas de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., a presença do Motoqueiro Fantasma/Robbie Reyes elevou de vez o nível da série protagonizada por Coulson (Clark Gregg, de Thor) e Daisy Johnson (Chloe Bennet, de Nashville). Estreando no episódio de abertura da quarta temporada do programa – intitulado The Ghost –, o personagem vivido pelo ator Gabriel Luna (Matador) foi responsável por adicionar tons mais sombrios à atração e maior complexidade.
Apresentada logo nas primeiras cenas, a nova versão do Motoqueiro Fantasma (nos quadrinhos clássicos, Johnny Blaze é o super-herói) aparece em alta velocidade caçando um grupo de criminosos, espalhando sangue e chamas pelas ruas de Los Angeles. As ações do vigilante flamejante chamam a atenção de Tremor/Daisy Johnson, que se debandou da S.H.I.E.L.D. (seguindo os eventos da season finale anterior) e passou a agir sozinha, e também da própria Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão.
Diferente das outras temporadas, que abordaram a jornada de Daisy Johnson para descobrir sua verdadeira identidade, pais, poderes Inumanos etc., a atual fase do seriado promete explorar um personagem mais complexo: Robbie Reyes. De origem latina, o rapaz divide-se entre o trabalho como mecânico num ferro-velho e os cuidados com seu irmão caçula Gabe (Lorenzo James Henrie, de Fear the Walking Dead), portador de deficiência física. Além disso, claro, Robbie tem que lidar com o fato de ter sido possuído pelo Espírito de Vingança.
Mais envolvente e melhor desenvolvido, o capítulo inicial da 4ª temporada mostra que o Motoqueiro Fantasma está à procura de uma caixa misteriosa, que, no desenrolar da trama, revela-se abrigar uma espécie de espírito maléfico. Embora Agents of S.H.I.E.L.D. não esclareça exatamente o que é o conteúdo liberado pelo receptáculo nesse começo de quarta temporada, um dos bandidos que obtém a posse do objeto diz ser algo “poderoso o bastante para derrotar os inimigos aprimorados”.
Observando por um contexto mais amplo, a série também trouxe outras mudanças, como a introdução do novo Diretor (Jason O’Mara, de Liga da Justiça: Guerra), vários agentes entrando em cena, as tradicionais informações “sigilosas”, a separação dos protagonistas por setores diferentes da S.H.I.E.L.D., a volta de Coulson ao serviço de campo e a recuperação do antigo clima de espionagem. Já em uma trama paralela, Fitz (Iain De Caestecker, de Rio Perdido) e Holden Radcliffe (John Hannah, de A Múmia) trabalham secretamente na construção da androide Aida (Mallory Jansen, de Galavant).
Apesar de mencionar Ultron e o Tratado de Sokovia, a 4ª temporada de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. parece cada vez mais afastada dos eventos vistos nos cinemas e de seus heróis e vilões, porém, não há dúvidas de que recrutar um personagem de peso como o Motoqueiro Fantasma foi o maior acerto possível.