10 heróis para celebrar o Dia da Consciência Negra

No Brasil, a data de 20 de novembro é quando se celebra o Dia da Consciência Negra, feriado no qual é lembrada a luta da comunidade afro-brasileira por direitos iguais e contra o racismo – problema ainda frequente na sociedade atual. Uma homenagem a Zumbi dos Palmares – morto nesta mesma data, quando batalhava contra a escravidão –, este dia é um lembrete sobre o quanto ainda falta para que o preconceito seja derrotado.

Por isso, inspire-se com essa lista com 10 super-heróis negros da Marvel e DC Comics:

Pantera Negra

Primeiro super-herói negro a protagonizar sua própria história em quadrinhos. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o personagem, cujo alter ego é o rei T’Challa, lidera a avançada nação africana de Wakanda, é membro dos Vingadores e um dos integrantes do grupo de elite chamado Illuminati (composto pelas mentes mais brilhantes do universo Marvel). Sua primeira aparição ocorreu em 1966, na revista Fantastic Four #52.

Tempestade

Uma icônica integrante dos X-Men, Ororo Munroe, a Tempestade, surge como uma das mais proeminentes heroínas dos quadrinhos Marvel. Originária do Quênia, a mutante com poder de controlar o clima também é encontrada entre os times dos Vingadores, Vingadores Secretos e Quarteto Fantástico. Dentre os X-Men, a personagem criada por Len Wein e Dave Cockrum, em 1975, é substituta imediata do Professor Xavier na liderança do grupo.

Luke Cage

Um herói moderno e símbolo do movimento negro, Luke Cage estreou nos gibis em 1972, na revista Hero for Hire #1. Idealizado por Archie Goodwin, John Romita Sr., George Tuska, Cage atua no Harlem, sempre atento a problemas como tráfico de drogas, prostituição, crime organizado e violência urbana. Embora esteja entre os Vingadores, sua principal equipe é conhecida como Heróis de Aluguel.

Ciborgue

Membro da Liga da Justiça e dos Novos Titãs, Ciborgue é um super-herói com intelecto elevado e a capacidade de se comunicar com as máquinas. Seu alter ego, Victor Stone, tem histórico com esportes e foi transformado em tecnopata graças ao contato com uma Caixa Materna. Concebido por Marv Wolfman e George Pérez, o personagem debutou em DC Comics Presents #26, de 1980.

Miles Morales (Homem-Aranha)

Fruto a iniciativa da Marvel em promover a diversidade, Miles Morales estreou em 2011 na HQ Ultimate Comics Fallout #4. Criado por Brian Michael Bendis e Sara Pichelli, o Homem-Aranha do universo Ultimate tem um background mais “pés no chão”, fazendo patrulha no Brooklyn e, posteriormente, trabalhando com a S.H.I.E.L.D. e os Vingadores.

John Stewart (Lanterna Verde)

Um arquiteto selecionado para a Tropa dos Lanternas Verdes, John Stewart foi após Hal Jordan, tendo participação nas sagas O Dia Mais Claro, A Noite Mais Densa e Guerra dos Lanternas Verdes. Uma criação de Dennis O’Neil e Neal Adams, o super-herói apareceu pela primeira vez em Green Lantern Vol 2 #87.

Blade

Do lado mais sombrio dos quadrinhos Marvel, Blade, o Caçador de Vampiros, foi apresentado em Tomb of Dracula #10, de 1973. Produzido por Marv Wolfman e Gene Colan, o anti-herói foi protagonista de uma trilogia de filmes, uma série em live-action e de um anime.

Falcão

Sam Wilson, o Falcão, se destaca como uma das mais importantes figuras negras da Marvel. Sem superpoderes, Falcão participa dos Vingadores, Defensores e da S.H.I.E.L.D.. Criação de Stan Lee e Gene Colan – para Captain America #117, de 1969 –, Sam Wilson também foi eleito o novo Capitão América.

Vixen

Nascida na província de Zambézia, Mari Jiwe McCabe assume as habilidades de qualquer animal quando aciona um totem dotado de superpoderes místicos. No passado, a personagem idealizada pela dupla Gerry Conway e Bob Oksner – em Action Comics #521, de 1981 – costumava defender seu vilarejo de invasores. Estrelando uma websérie, a nova versão da heroína combate criminosos em Detroit.

Super Choque

Virgil Ovid Hawkins, vulgo Super Choque, apareceu nos quadrinhos em 1993 em título próprio – a publicação Static #1. Apesar de sua estreia ter ocorrido na revista de Dwayne McDuffie, Derek T. Dingle, Denys Cowan e Michael Davis, o herói adolescente é mais famoso por marcar presença na TV, com a série animada Super Choque.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.