Your Name: Anime mais emocionante do ano fala sobre amor e empatia

Sabe aquela sensação de que algo ou alguém está faltando na sua vida? Ou quando você sente como se, de repente, tivesse acordado fora de lugar? E a impressão de conhecer uma pessoa que acaba de passar por você? Para quem sabe como é isso, Your Name (Kimi no na wa, Japão, 2016) traduz essa experiência em uma belíssima história que fala sobre amor e empatia. Inspirado pelo mangá de Makoto Shinkai, o anime apresenta Taki Tachibana e Mitsuha Miyamizu, respectivamente, um menino da cidade e uma garota do campo ligados pelo destino.

Dirigida pelo mesmo autor da versão original impressa, o filme, em 1h46min de duração, tem seu enredo situado no Japão dos dias atuais, onde Taki, de Tóquio, e Mitsuha, de Itomori, passam por uma experiência inédita: eles, misteriosamente, começam a acordar um no corpo do outro. O estranho fenômeno acontece por conta da passagem do cometa Tiamat (um evento raro, que acontecera há 2400 anos), que é observada pela dupla protagonistas, e parece selar o futuro do casal com uma ligação mágica que nem o tempo é capaz de desfazer.

Prepare-se para se para ficar com o coração na mão com a história de Taki e Mitsuha. (Foto: Comix Wave Films)

À medida que trocam de corpo, Taki Tachibana e Mitsuha Miyamizu se deslumbram e solidarizam com as belezas e os problemas presentes no cotidiano do outro, descobrindo a cada dia mais alguma coisa nova sobre seu ilustre “par” e, consequentemente, sobre si mesmo – mudanças de perspectiva costumam fazer isso com as pessoas. Mitsuha lida com a perda de sua mãe e a responsabilidade de manter as tradições de seu vilarejo, mesmo sofrendo bullying por isso; enquanto Taki encara um dia-a-dia agitado em seu trabalho, uma paixão reprimida e o desinteresse do pai.

Diante dos impasses diários de Mitsuha, Taki assume o controle da situação colocando mais atitude na rotina da jovem perante seus colegas de escola, Sayaka Natori e Katsuhiko Teshigawara, e pai, Toshiki, o prefeito da cidade –, porém, acaba assustando a família da menina, agora composta por sua irmã caçula, Yotsuha, e avó, Hitoha. Na pele de Taki, Mitsuha se encanta com a vida na cidade grande, mostrando para o garoto o quanto é possível aproveitar Tóquio com seus amigos, Shinta Takagi e Tsukasa Fujii, e como é possível se aproximar da Senhorita Miki Okudera.

Sabe quando você passa por alguém e fica com a sensação de que é sua cara metade? (Foto: Comix Wave Films)

Conforme a conexão entre Taki e Mitsuha se intensifica, o espectador vai descobrindo que a trama é mais complexa do que parece, uma vez que não é apenas o espaço que separa os personagens principais do anime, mas também o tempo. Se até aqui a história mostrou que a “empatia” (“experiência pela qual uma pessoa se identifica com outra, tendendo a compreender o que ela pensa e a sentir o que ela sente”, explica o dicionário) gera bons sentimentos sobre o próximo, a outra parte de Your Name é uma declaração de que há coisas no mundo que somente laços como o amor podem mudar.

Disponível na Netflix, Your Name é o romance ideal para quem está apaixonado ou deseja começar o ano novo com uma nova perspectiva.

Next Post

5 filmes para assistir no Natal

Então, é Natal! E, para você, que não viajou e ficou em casa, o dia pode ser sinônimo de tédio, com aquela reunião de família, uva passa em todos os pratos (sim, todos!) e as mesmas piadas daquele seu tio “engraçadão” – a não ser que esse seja o papel […]