Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme

Lembra do cãozinho Snoopy? E de seu amigo, o Charlie Brown? Pois é, e eles estão de volta. Agora, a dupla invade as telonas com Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme (The Peanuts Movie), uma produção em 3D inspirada na obra do cartunista Charles M. Schulz. Dirigido por Steve Martino (A Era do Gelo 4), o título estreia nesta quinta-feira (14/10), apresentando fidelidade às tirinhas e a capacidade de comover públicos de qualquer geração.

Como nas publicações de Peanuts, Charlie Brown é um garotinho inseguro e azarado, assumidamente um perdedor, mas que nunca desiste e está sempre pronto para outra aventura. Já Snoopy, seu fiel cachorro, o ajuda como pode, porém, seu verdadeiro objetivo é se tornar piloto na Primeira Guerra Mundial e derrubar o terrível Barão Vermelho, enfim, ter uma chance com Fifi.

Snoopy & Charlie Brown Peanuts, o Filme

Você já deve ter visto essa cena, né?

Apontado pelas crianças da vizinhança como a pior das criaturas, Charlie Brown vê uma oportunidade de começar do zero com a chegada de uma nova colega na escola (ou seja, alguém que não o conhece nem sabe de sua fama). Entretanto, para se aproximar da Menina Ruiva, o protagonista terá que superar suas limitações, neuroses e complexos para impressioná-la no baile de inverno da turma.

Embora não dê ênfase ao tom de crítica social, política e econômica e a análise comportamental, isto é, características muito fortes colocadas nos desenhos de Schulz, o filme consegue ser fiel aos personagens, e são vários. Se você já leu Snoopy, verá que Linus, Lucy, Sally (a irmãzinha de Charlie Brown), Schroeder, Patty Pimentinha, Marcie, Chiqueirinho, Franklin e Woodstock estão todos lá, com as personalidades iguais as das tirinhas.

Snoopy & Charlie Brown Peanuts, o Filme

Snoopy, Charlie Brown e a turma toda!

No entanto, mesmo para quem não teve contato prévio com Snoopy e Charlie Brown, a obra deverá emocionar. Afinal, o menino com a camiseta amarela riscada em zigue-zague é constantemente diminuído e ridicularizado pelos amigos, fazendo com que o pessimismo seja parte de Charlie Brown (o que é muito, muito triste!). Igualmente tocantes são as cenas em que Charlie Brown escolhe a verdade e o altruísmo ao invés de seu benefício (algo que não seria condenável).

Um dos principais lançamentos dessas férias, Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme traz uma linguagem sensível, trilha sonora delicada e empolgante e é uma experiência visualmente agradável – as imagens coloridas em dimensões de tirinhas foram um grande acerto(!).

Além disso tudo, a animação mostra que até o mais azarado pode ser um vencedor.

Atenção para as cenas entre os créditos finais.

Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme estreia nesta quinta-feira (14/01).

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.