Sessão Retrô: Guardiões da Galáxia (2014)

Considerado uma aposta de alto risco, o filme Guardiões da Galáxia foi lançado em 2014 com o objetivo de alçar de vez o Universo Cinematográfico Marvel para o plano espacial, numa preparação para a saga de Vingadores: Guerra Infinita (cuja estreia está prevista para 2018). Entretanto, sob a direção de James Gunn (Seres Rastejantes e Super), o longa foi sucesso de público e crítica ao levar às telonas um grupo de personagens totalmente disfuncional, numa aventura de humor afiado e com clássicos da música das décadas de 1960 e 1970.

Heróis, foras da lei ou de tudo um pouco? Todos os Guardiões da Galáxia têm ficha criminal. (Foto: Marvel)

Heróis, foras da lei ou de tudo um pouco? Todos os Guardiões da Galáxia têm ficha criminal. (Foto: Marvel)

Os protagonistas são: Peter Quill (Chris Pratt, de Passageiros), vulgo Senhor das Estrelas, abduzido ainda garoto após o falecimento de sua mãe e criado por Yondu Udonta (Michael Rooker, de The Walkind Dead) e os saqueadores; Gamora (Zoe Saldana, de Avatar), a mulher mais perigosa do universo, que teve os pais assassinados por Thanos, cresceu como filha adotiva do Titã Louco e irmã de Nebulosa (Karen Gillan, de Doctor Who); Rocket Raccoon (voz de Bradley Cooper, de Se Beber, Não Case!), um guaxinim geneticamente modificado; Groot (dublado por Vin Diesel, de Velozes e Furiosos), o último sobrevivente de uma raça de árvores humanoides; e Drax, o Destruidor (Dave Bautista, de Riddick 3), que deseja se vingar dos responsáveis pela morte de sua família.

A bordo da nave Dark Aster, Ronan planeja roubar a Joia do Infinito com a ajuda de Nebulosa e Korath (Djimon Hounsou, de Diamante de Sangue). (Foto: Marvel)

A bordo da nave Dark Aster, Ronan planeja roubar a Joia do Infinito com Nebulosa e Korath (Djimon Hounsou, de Diamante de Sangue). (Foto: Marvel)

Sem se concentrar tanto na origem dos personagens, o enredo foca na busca de um poderoso orbe – que, na verdade, trata-se de uma Joia do Infinito –, alvo do interesse de Peter Quill, d’O Colecionador (Benicio Del Toro, de Thor: O Mundo Sombrio), do terrorista kree Ronan, o Acusador (Lee Pace, de Pushing Daisies) e parte dos planos de Thanos. Com os elementos mais explosivos do universo seguindo em rota de colisão, o tratado de paz mantido pelas tropas do Império Nova, do planeta Xandar, corre risco de extinção e cabe aos improváveis Guardiões da Galáxia salvarem o dia, isso se não matarem um ao outro antes…

Introduzido na cena pós-créditos de Thor: O Mundo Sombrio, o Colecionador possui espécimes de elfo negro, chitauri, Howard e Cosmo em seu acervo. (Foto: Marvel)

Introduzido na cena pós-créditos de Thor: O Mundo Sombrio, o Colecionador tem no acervo espécimes de elfo negro e chitauri, além de Howard e Cosmo. (Foto: Marvel)

Promovendo uma reinvenção do que se conhece como filmes de super-heróis, Guardians of the Galaxy usa a formação reunida pela dupla de quadrinistas Andy LanningDan Abnett, apresentando indivíduos com sérios desvios de caráter, comédia de qualidade e a primeira aventura da Marvel Studios estrelada por figuras pouco populares. Um show à parte (e inspiração para as seguintes produções do gênero), a trilha sonora tem presença muito marcante no título, tocando Hooked on a Feeling, de Blue Swede, Moonage Daydream, de David Bowie, I’m Not in Love, de 10cc, I Want You Back, de Jackson 5, e Cherry Bomb, de The Runaways.

Importante na trama, o saqueador Yondu pertenceu ao primeiro time dos Guardiões da Galáxia a aparecer nos quadrinhos. (Foto: Marvel)

Importante na trama, o saqueador Yondu pertenceu ao primeiro time dos Guardiões da Galáxia a aparecer nas HQs. (Foto: Marvel)

Uma excepcional obra de ficção científica, Guardiões da Galáxia conta com as aparições de Stan Lee, Howard, o Pato, do labrador telepático Cosmo e faz referências a Footloose, Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas, Billy the Kid e ao ator John Stamos.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.