Renfield: Drácula é chefe tóxico em comédia escatológica

Renfield: Drácula é chefe tóxico em comédia escatológica
Universal Pictures

Não posso mentir para vocês, a cobertura desse aqui acabou me escapando em 2023. Porém, desde que vi os primeiros materiais, tive interesse em conferir a comédia de terror da Universal Pictures. Agora no catálogo do Telecine, tive a chance de assistir a Renfield – Dando Sangue pelo Chefe. O título, além de gerar risadas, provoca reflexões sobre a toxidade em relações profissionais e em outros tipos de codependências. Abaixo, leia a crítica:

Literalmente dando o sangue pelo chefe

No roteiro, escrita por Ryan Ridley (Community) e Robert Kirkman (The Walking Dead), Renfield (Nicholas Hoult, o novo Lex Luthor) está atolado até o pescoço com seu trabalho. Mas, o emprego do rapaz não é algo comum, com horário comercial num escritório. Renfield tem a tarefa de arrebanhar vítimas para o Conde Drácula (Nicolas Cage).

Como em qualquer trabalho, claro, é preciso haver benefícios. Para Renfield, comer insetos lhe garante força e agilidade sobre-humanas, bem como vida e juventude anormalmente longas. Só que trabalhar para um assassino monstro das trevas pode não oferecer um ambiente minimamente saudável. É então que o protagonista se pergunta: isso aqui vale mesmo a pena?

Contudo, questionar a necessidade de uma relação tóxica provoca insatisfação da parte opressora. Afinal, perder o poder absoluto e encarar resistência pode ser uma novidade incômoda.

Ter perspectiva faz diferença

As coisas começam a mudar para Renfield quando ele salva a policial Rebecca (Awkwafina) dos bandidos de Tedward Lobo (Ben Schwartz). Por conta disso, a moça apresenta algo que o rapaz não está acostumado, isto é, uma visão otimista sua. Na direção de Chris McKay (Lego Batman: O Filme), o casal que nem se assume como um encontra apoio um no outro para enfrentar seus repressores. O restante da 1h33 de filme é preenchido por clichês e lutas sanguinárias, mas a mensagem prevalece.

Entre risos e vísceras espirrando na tela, Renfield – Dando Sangue pelo Chefe não se leva a sério, a exemplo de Cage em atuação descontraída e necessariamente exagerada. Entretanto, em algum momento, vai te fazer pensar se está sendo o Renfield para algum Drácula.

Next Post

Grandes Astros: Superman inspira novo filme do herói

Dirigido por James Gunn, o novo filme do Super-Homem já tem data para estrear: 11 de julho de 2025. A produção, estrelada por David Corenswet, tem inspiração anunciada em Grandes Astros: Superman, saga publicada de 2006 a 2008 nos EUA. No Brasil, a Panini Comics trouxe uma edição em capa […]
Grandes Astros: Superman inspira novo filme do herói