Após uma década, a Primeira Família da Marvel finalmente voltará aos cinemas em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. Com isso, após uma duologia de filmes lançada no começo dos anos 2000 e um reboot de qualidade extremamente duvidosa em 2015, o supergrupo de cientistas e exploradores entrará no MCU.
Contudo, muito antes da Marvel ser essa potência cinematográfica, a editora passou por maus bocados no começo da década de 60, chegando bem perto de decretar falência. Sendo assim, antes de Homem-Aranha, Vingadores ou X-Men, o Quarteto Fantástico foi o responsável por salvar a Marvel.
Problemas na Casa das Ideias
Entre as décadas de 50 e 60, muitos dos heróis, que se tornaram tão populares hoje, despontavam para o mundo. Com isso, na DC por exemplo, figuras como Barry Allen, Hal Jordan e Caçador de Marte faziam suas estreias nas páginas de quadrinhos, gerando muito sucesso para a editora.
Porém, na Marvel, as coisas não iam tão bem assim. As publicações da Casa das Ideias não conseguiam emplacar um sucesso desde o Capitão América, ainda na época da Segunda Guerra Mundial.
A linha editorial da Marvel também não ajudava. Enquanto a tendência era de heróis coloridos, os editores da Marvel insistiam em histórias mais obscuras e com um teor mais adulto.
O Começo de uma Era Fantástica
Frustrado com a falta de liberdade criativa, Stan Lee recebeu incentivos da esposa, Joan Lieber, para criar uma história de heróis, do jeito que ele achava que deveria ser feito e longe dos olhares julgadores dos editores. Foi então que o jovem roteirista escreveu uma história sobre quatro aventureiros astronautas, que após um acidente cósmico ganham poderes fantásticos.
Com esse empurrãozinho, Stan levou a história para a Marvel, que relutantemente, a publicou. Com isso, a primeira história do Quarteto Fantástico ajudou a conseguiu alavancar a editora que, após o sucesso, investiu mais nos heróis coloridos como Homem-Aranha, Hulk e X-Men, escapando da falência.
“Primeiros Passos“, do Quarteto Fantástico, estreia em 26 de julho, iniciando a fase 6 da Marvel Studios que culminará em Vingadores: Dooomsday.