Prom Pact: divertida ode aos filmes teens oitentistas

Prom pact

‘Curtindo a Vida Adoidado’, ‘Clube dos Cinco’ e ‘Gatinhas & Gatões’ são apenas alguns exemplos de comédias teens que fizeram bastante sucesso nos anos 80. Desde então, vários filmes tentaram se apropriar da magia e alcançar a qualidade destas obras que marcaram gerações, mas poucos foram aqueles que obtiveram sucesso. Um deles é Prom Pact (“Um Pacto de Amizade“, em português), novo filme da Disney que, mesmo de forma tímida, alcança o carisma destes populares longas oitentistas.

A trama acompanha Mandy (Peyton Elizabeth Lee), uma adolescente que almeja conseguir uma vaga na universidade dos sonhos, mas para isso precisa de uma forte carta de recomendação. Decide, assim, criar um vínculo com Graham, o garoto mais popular do colégio, filho de um político influente que poderia lhe escrever a carta perfeita.

Prom Pact

Ao mesmo tempo em que batalha para conseguir sua carta de recomendação, Mandy também precisa lidar com os sentimentos genuínos que estão surgindo por Graham, e também com Ben, seu melhor amigo, cuja relação se encontra em apuros após ambos fazerem um pacto de ir juntos ao baile da escola. Baile este que se prova um dos pontos mais interessantes da obra, pois como tem “Anos 80” como tema, todos os populares “promposal” (convites extravagantes para o baile) são feitos inspirados em comédias da década de 80.

Desta forma, ‘Prom Pact’ vai além de se aproximar da qualidade dos filmes nos quais se inspira, também se tornando uma ode a estas obras que marcaram época. Com uma gama de referências e citações, o novo filme do Disney+ se torna ainda mais divertido de se assistir, homenageando momentos icônicos do audiovisual oitentista, apelando para o saudosismo e acertando em cheio na nostalgia. Adolescentes dançando em cima da mesa? Confere! Jovem cantando em um microfone de cueca? Confere!

Prom Pact

A partir dessa proposta inicial, o filme segue com leveza e simplicidade, acertando em não tentar ser mais do que realmente é. Ainda que passe longe de ser inovador ou revolucionário para o gênero, ‘Prom Pact’ sabe ser divertido na medida certa, apresentando personagens estereotipados, mas cativantes; situações previsíveis, mas bem-humorada; e tramas clichês, mas com bom coração.

Já com relação ao desfecho, o longa-metragem traz uma conclusão que, ao fugir do estereótipo destas comédias românticas juvenis, consegue ser bastante satisfatória. Indo além de ser apenas mais uma comédia sobre romances adolescentes, o título do Disney+ conquista também ao se reconhecer fortemente como um filme de amizade.

Para quem procura um filme adolescente divertido, bobo e água com açúcar, ‘Prom Pact’ é uma ótima opção. Mais ainda, se bate aquela saudade dos clássicos oitentistas do gênero.

Next Post

Intrínseca lança Percy Jackson e o Cálice dos Deuses

Rick Riordan traz de volta o jovem semideus que conquistou leitores no mundo todo com Percy Jackson e o Cálice dos Deuses, em uma aventura inédita. No mais novo livro, Percy se reúne novamente com seus amigos Annabeth e Grover para uma de suas missões mais difíceis até agora: ser […]
Percy Jackson e o Cálice dos Deuses