A POC CON 2025 acontece nos dias 20 e 21 de junho no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo, com entrada gratuita. A feira de quadrinhos e artes gráficas, voltada à celebração da produção artística LGBTQIA+, contará com mais de 180 artistas expositores, além de editoras, oficinas, debates, sessões de autógrafos e o tradicional concurso de cosplay com apresentações de dublagem.
Idealizada por Mário César (Bendita Cura) e Rafael Bastos (Você viu, Vitor?), a POC CON ocorre durante a semana da Parada do Orgulho LGBTQIA+ e tem como objetivo valorizar artistas queer dos quadrinhos e artes gráficas brasileiras.
Homenagem e presença de nomes consagrados
O artista homenageado deste ano é Henrique Magalhães, referência nas HQs brasileiras desde a criação da personagem Maria, em 1975. Professor da Universidade Federal da Paraíba e doutor em Sociologia, Magalhães fundou a editora *Marca de Fantasia*, voltada a publicações teóricas e gibis nacionais.
Outros nomes confirmados nas sessões de autógrafos e debates incluem Laerte Coutinho, Lukas Werneck, Sayuritake, Helô D’Angelo, entre outros.
Programação e oficinas
A programação da POC CON 2025 conta com debates sobre mercado de ilustração, adaptações de obras para HQs, erotismo, narrativas não-binárias e os impactos da inteligência artificial no trabalho artístico. As oficinas abordam desde game design até produção gráfica e bordado geek.
Entre os destaques do palco, estão o Cosplay Lip Sync Challenge, com jurados como Amandrag e Leon Marttins, e o bate-papo com Henrique Magalhães sobre sua trajetória.
O pôster oficial do evento foi criado por Mateus Manhanini, capista atual da personagem Tempestade, dos X-Men, que também participará da feira com mesa própria.
Serviço
20 de junho (sexta) das 15h às 21h
21 de junho (sábado) das 13h às 19h
Centro de Eventos São Luís — Rua Luís Coelho, 323, Consolação – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Programação, mapa e oficinas: www.poccon.com.br