Pérola: em HQ nacional, super-heroína luta contra abuso e injustiça

Carlos Bazela

O Doutrinador, personagem brasileiro criado por Luciano Cunha, já estreou nos cinemas e segue agora em uma série própria pelo canal por assinatura Space. Também desenvolvida pela Guará Entretenimento, a HQ Pérola será a próxima a ganhar as telas em live-action – como anunciado pelo Instagram, o filme terá direção de Halder Gomes e roteiro de L.G Bayão, mas sem previsão de estreia.

Na história criada por Kika Hamaoui, Gabriel Wainer e pelo próprio Cunha, uma órfã que sofre abusos do padrasto e, ao fugir, encontra na prostituição a forma de criar sua irmã caçula. Densa e adulta, a trama mergulha fundo no submundo da prostituição e do tráfico de mulheres, passando desde a exploração infantil à ligação íntima entre política e abuso – com pessoas que estão “acima da lei”. Com a protagonista no posto de narradora, os roteiristas utilizam frases de efeito para questionar o machismo da sociedade.

Com tantas mensagens, o leitor acaba praticamente pego de surpresa quando a parte super-heroica de Penélope, nome real de Pérola, aparece. No começo do quadrinho, é revelado que o padrasto da moça cedia a enteada para servir como cobaia a uma empresa farmacêutica no coração da Amazônia em troca de dinheiro. Mas, quando a sua irmã, Belinha, é levada por uma gangue que trafica crianças como escravas sexuais, Pérola descobre força e resistência sobre-humanas.

Nesse ponto, não há como não pensar automaticamente em Jessica Jones, a heroína do título Alias, da Marvel e estrela de uma série da Netflix. Com muita ação e um ritmo frenético, o destaque de Pérola está na amiga trans e no amigo gay que ajudam a personagem. Construída naturalmente, a presença de ambos, no mesmo ambiente de marginalidade da garota, é outra forma de criticar o sistema e transformar excluídos sociais em heróis da narrativa.

Sem contar mais da história para não comprometer a sua leitura, Pérola conclui seu arco de estreia ainda no primeiro volume, mas termina num gancho com ares de espionagem para a próxima edição. E nós já estamos ansiosos para ler!

Universo compartilhado

Pérola pertence à mesma safra de HQs lançadas em maio deste ano pela Guará Entretenimento que também conta com “Os Desviantes”, Santo” e, como já falamos aqui, e também devem encontrar seu caminho fora do papel.

Com mão pesada no erotismo, mas, nem por isso uma trama descartável, Pérola tem participação na série de TV do Doutrinador, uma vez que ambos partilham essa proximidade no gibi. Mas, não é difícil ela ganhar destaque o suficiente a ponto de ser protagonista de uma série própria, nos moldes das nacionais O Negócio e Magnífica 70.

A HQ está disponível em algumas bancas, comic shops e na internet – por meio da Loja do Universo Guará.

Pérola
Editora: Guará Entretenimento
Autores: Gabriel Wainer e Kika Hamaoui (roteiro), Péricles Júnior (desenhos), Osmarco Valladão, Tiago Barsa e Alzir Alves (cores)
Capa: cartonada
Lombada: quadrada
Páginas: 88
Formato: 26 cm x 17 cm
Lançamento: maio / 2019

Next Post

Horror Expo 2019: conheça as atrações do evento desta edição

A Horror Expo 2019 está chegando e os amantes do terror poderão conferir de perto várias atrações do mundo do terror, seja nas telas, nos games e até nas músicas! O evento acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 18, 19 e 20 desse mês. Nomes como […]