Que Dragon Ball é uma das franquias mais famosas do entretenimento de todos os tempos, isso não é novidade para ninguém. A obra do mestre Akira Toriyama acabou por alcançar o seu auge durante a Saga Z, onde passamos por boa parte da vida adulta de Goku.
Enquanto no clássico acompanhamos as origens dos guerreiros Z, Vegeta, Gohan, Cell, Frieza são marcas registradas de Dragon Ball Z e viraram peças de nostalgia para fãs mais ferrenhos da série.
Falamos muito sobre a letra Z por aqui: mas, afinal de contas, alguém sabe o que significa o Z em Dragon Ball Z?
O que significa o “Z”?
Em entrevista para o guia de episódios de Dragon Ball Z publicado em 2003, TV Anime Guide: Dragon Ball Z Son Goku Densetsu, Akira Toriyama e o animador do anime Katsuyoshi Nakatsuru contou sobre alguns fatos interessantes sobre a série.
“‘Z’ é a última letra do alfabeto, certo?”, contou o criador da obra ao responder sobre a origem do Z em Dragon Ball estar relacionada a um suplemento energético. “De qualquer forma, desde então, eu realmente já queria terminar o quadrinho, então eu dei ao título um ‘Z’ com o significado de ‘é isso, pessoal’. Eu não lembro de ter dito uma única coisa sobre haver um suplemento energético”, explicou.
Apesar da ideia de pôr um fim no mangá, sabemos que logo após o fim de DBZ veríamos surgir o controverso DBGT e, décadas depois, o Super.
O ‘Z’ no título não existiria
Toriyama também revelou na entrevista que não tinha intenção de mudar o título da obra para Dragon Ball Z. Segundo ele, o pessoal da Toei Animation, que até os dias de hoje produz os animes das séries, exigiu um novo título para a próxima fase de Goku.
Porém, o mangaká se perguntou se eles realmente precisavam trocar o título. “Alguém da equipe de anime exigiu, dizendo ‘queremos dar uma repaginada'”, conclui Toriyama.