Morre o ator e diretor Dennis Carvalho aos 78 anos

Glauber Robert
Morre o ator e diretor Dennis Carvalho aos 78 anos
Foto: João Cotta/TV Globo

O ator e diretor Dennis Carvalho morreu na manhã deste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. A unidade de saúde confirmou o falecimento do diretor. A causa da morte não foi divulgada.

Em dezembro de 2022, Dennis foi internado com septicemia – infecção generalizada. Alguns dias depois, ele teve alta hospitalar após evolução positiva em seu quadro clínico.

Relembre sua carreira

Nascido no bairro da Mooca, em São Paulo, Dennis Carvalho, aos onze anos de idade, fez seu primeiro teste na TV Paulista para participar da novela “Oliver Twist“. Em 1964, ingressou na TV Tupi, onde permaneceu até 1974, onde participou de inúmeras novelas como “Antônio Maria” (1968), “Nino, o Italianinho” (1969), “As Bruxas”(1970), “Meu Pé de Laranja Lima” (1970), e ganhou destaque ao interpretar Jean de Clermon, vilão e um dos protagonistas da novela Ídolo de Pano (1974).

Em 1975, foi contratado pela TV Globo, inicialmente para atuar na novela “Roque Santeiro”, mas a produção acabou sendo censurada na época. Em 1977, atuou na novela Locomotivas, onde ele fez o personagem Netinho. Ali ele teve sua primeira experiência como diretor, conduzindo cenas nas semanas finais da trama. Era o início de uma dupla jornada, que marcaria sua trajetória artística. Em seguida, dirigiu as novelas “Sem Lenço, Sem Documento” (1977), “Te Contei?!” (1978) e “Dancin’ Days” (1978), marcando o início de sua parceria com o autor Gilberto Braga (1945-2021).

Em 1979, deu vida a Pedro Henrique, no seriado “Malu Mulher”, dirigido por Daniel Filho. Dennis dizia que aproveitava os intervalos das gravações para aprender e aprofundar seus conhecimentos na direção, sempre acompanhando de perto o trabalho técnico nos estúdios.

Diretor de grandes sucessos

Durante as décadas seguintes, Dennis dirigiu inúmeras produções de sucesso como “Eu Prometo” (1983), “Corpo a Corpo” (1984), a segunda versão de “Selva de Pedra” (1986), “Roda de Fogo” (1986), a primeira versão de “Vale Tudo” (1988), a minissérie “Anos Dourados” (1992), “Fera Ferida” (1993), o humorístico “Sai de Baixo” (1996 a 2002), “Celebridade” (2003), “Lado a Lado” (2012), vencedora do prêmio Emmy Internacional, na categoria de melhor telenovela, em 2013. A última novela dirigida por Dennis Carvalho foi “Segundo Sol” (2018).

Outras vertentes

Além de ator e diretor, Dennis foi dublador nos anos 1960, sendo a voz de Roger “Race” Bannon de “Jonny Quest”, Cabo Rusty em “Rin Tin Tin”, Capitão Kirk em “Jornada nas Estrelas” e Jerry em “O Túnel do Tempo”. Também foi o apresentador do programa Globo de Ouro, de 1981 a 1986, ao lado da atriz Myrian Rios.

Next Post

Mortal Kombat 2: trailer destaca protagonismo de Johnny Cage

O segundo trailer de Mortal Kombat 2 foi divulgado pela Warner Bros. nesta quarta-feira (25) e coloca em evidência o protagonismo de Johnny Cage, interpretado por Karl Urban, conhecido por viver Billy Bruto na série The Boys. A prévia mostra o recrutamento do lutador para defender o Plano Terreno no […]
Mortal Kombat 2: trailer destaca protagonismo de Johnny Cage