Maria e o Cangaço traz perspectiva feminina de história nordestina

Sally Borges
Maria e o Cangaço: nova série do Disney+ chega em 4 de abril
Foto: Disney+

Umas das produções brasileiras mais aguardadas do Disney+, Maria e o Cangaço faz jus à história de uma das mulheres mais poderosas do cangaço: Maria Bonita. Para lançar a produção, a plataforma realizou uma pré-estreia em São Paulo, a qual o Boletim Nerd esteve presente, e apresentou o primeiro episódio com exclusividade.

Sobre Maria e o Cangaço

A série traz vida à obra da jornalista Adriana Negreiros, “Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço”, lançada em 2018. Dividida em seis episódios, Maria e o Cangaço vai mostrar a trajetória de Lampião e Maria Bonita, mas da perspectiva dela, como mãe e, principalmente, mulher.

O primeiro episódio mostra os conflitos armados do grupo de cangaceiros e, logo, uma personagem forte e destemida, sem medo de dar voz a um grupo majoritariamente de homens. Embora não seja nordestina, Isis Valverde entrega muito profissionalismo, uma protagonista fiel e brilha nas telas.

Foram meses de preparação e estudo. O mais interessante do projeto é olhá-lo desta perspectiva feminina uma vez que histórias sobre o Cangaço sempre foram escritas e contadas por homens. A ideia foi trazer ótica e reforçar como essas mulheres viveram naquela época, porém sem romantizar os acontecimentos“, destacou a atriz.

Maria e o Cangaço
Foto: Disney+

Sobre a produção

Gravada no cangaço brasileiro, a série apresenta uma ambientação impecável, com paisagens reais e cenários bem-produzidos. “Conseguimos filmar a série inteira no nordeste, o fato de termos preparado os atores lá, tudo isso deu uma estrutura muito importante para a produção. Tivemos uma equipe predominantemente nordestina, além do elenco que é, importante ressaltar, mais de 90% nordestino“, afirmou a diretora Thalita Rubio.

Ao longo dos episódios, a protagonista terá que lidar com uma gravidez e a questão pessoal entre cuidar do bebê e seguir lutando no cangaço. “Temas como feminicídio, o dilema das mulheres que têm que optar entre a família e a vida no trabalho, a sobrecarga feminina, as violências que as mulheres sofrem no dia a dia, são questões que estão retratadas naquela época, mas que permanecem absolutamente contemporâneas. É uma série, de alguma maneira, tão atual quanto as séries que falam de temas hiper contemporâneos“, reforçou Sérgio Machado, que também assina a direção.

Além de Rubio e Machado, Adrian Teijido igualmente dirigiu Maria e o Cangaço. Júlio Andrade, Rômulo Braga, Mohana Uchôa, Clebia Sousa, Thainá Duarte, Geyson Luiz, Dan Ferreira, Jorge Paz e Chandelly Braz completam o elenco. Os seis episódios já estão disponíveis no Disney+.

Next Post

Temporada de animes: 11 títulos merecem sua atenção

Em meio a novos arcos e obras que chegarão ao fim, a atual temporada de animes segue a todo vapor! As novidades estão sendo anunciadas aos poucos, incluindo a estreia de animações bem aguardadas na Crunchyroll, Netflix, Max e no cinema, pela Sony Pictures. A seguir, confira os principais destaques: […]
Jujutsu Kaisen