No vasto universo de J.R.R. Tolkien, as Criaturas Tumulares, conhecidas em inglês como Barrow-wights, são espíritos sombrios e malévolos que assombram antigos túmulos e montículos funerários, especialmente nos Territórios Tumulares (Barrow-downs), localizados a leste do Rio Brandevin, além da Floresta Velha, em Eriador.
Descrição das Criaturas Tumulares
As Criaturas Tumulares são descritas como seres sombrios e espectrais, cujos olhos são luminosos e frios. Elas possuem uma voz horrível, mas hipnótica, e suas mãos esqueléticas têm um toque gelado e um aperto mortal. Essas criaturas têm a habilidade de subjugar suas vítimas, fazendo-as perder a vontade própria. Dessa forma, as Criaturas Tumulares atraem os vivos para os túmulos nos montículos, onde muitos acabam sendo sacrificados sobre um altar de pedra, acorrentados em correntes de ouro, envoltos em tecidos pálidos e joias dos mortos antigos, antes de serem mortos por uma espada sacrificial.
Esses espíritos malignos dependem dos túmulos escuros para sua existência, temendo a luz do sol, que pode enfraquecê-los. Apenas encantamentos poderosos, como a canção de Tom Bombadil, são capazes de resistir ao poder sombrio das Criaturas Tumulares.
História das Criaturas Tumulares
As Criaturas Tumulares começaram a aparecer nos Territórios Tumulares após a queda dos Dúnedain de Cardolan, que sucumbiram à Grande Praga. Por volta do ano 1409 da Terceira Era, espíritos malignos foram enviados pelo Rei-Bruxo de Angmar, que desejava impedir que os Dúnedain voltassem a se estabelecer na região.
Em 28 de setembro de 3018, Frodo Bolseiro e seus companheiros Sam, Merry e Pippin, ao passarem pelos Territórios Tumulares, foram capturados por essas criaturas e aprisionados no que se acreditava ser o túmulo do último príncipe de Cardolan. Lá, os hobbits quase foram mortos por uma Criatura Tumular; três deles foram colocados em um túmulo iluminado por uma estranha luz verde, vestidos com mantos brancos e adornados com joias e ouro, com uma espada cruzada sobre seus pescoços. Quando a Criatura Tumular estava prestes a terminar um encantamento mortal, Frodo conseguiu reunir coragem para cortar sua mão fora e, em seguida, chamou por Tom Bombadil. Este, através do raro poder de seu canto, fez a Criatura Tumular fugir com um grito. Bombadil então libertou os hobbits, espalhou os tesouros do túmulo na grama e quebrou o feitiço que prendia o lugar, impedindo que outra Criatura Tumular pudesse habitá-lo novamente.
Origens e inspirações
O conceito de túmulos assombrados por espíritos malignos não é uma criação original de Tolkien. As Criaturas Tumulares assemelham-se aos Draugar da mitologia germânica e nórdica, espíritos que habitavam montes funerários. Outra criatura similar é o Mahr (também conhecido como Alp), uma figura do folclore germânico e eslavo, descrita como um ser vampírico que saía de seu túmulo após o anoitecer para atormentar os vivos e beber seu sangue. Assim como as Criaturas Tumulares, esses seres míticos eram vulneráveis à luz do sol.