Karatê Kid é uma das poucas franquias que agrada gerações. Lá em 1984, quando o primeiro filme foi lançado, John G. Avildsen já sabia o que estava dirigindo. Anos antes, ele comandara outra grande produção de luta: Rocky. Considerado um dos maiores clássicos do cinema, Karatê Kid – A Hora da Verdade segue com uma aprovação de merecidos 90% no Rotten Tomatoes, mesmo após 41 anos. Logo, Karatê Kid: Lendas chega às telonas com muito fôlego para provar que a fórmula ainda funciona bem.
O legado da saga se manteve mais vivo com Cobra Kai na Netflix. O bom fã de Karatê Kid, algum dia, já imaginou como estaria Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) no tempo atual. O que ninguém imaginava era que aquela série sem qualquer pretensão do YouTube Premium se tornaria um dos maiores sucessos da gigante de streaming. Do mesmo modo, o dojo de fãs ficou ainda maior com a presença de um elenco jovem, o retorno de mais personagens icônicos e muita luta.
Sobre Karatê Kid: Lendas
Três meses depois do fim de Cobra Kai, um novo golpe foi dado: o lançamento do sexto filme de Karatê Kid. Afinal, quem já sente falta da série se desfrutaria de um longa com o próprio Macchio e o inigualável Jackie Chan. Não à toa: apenas o mesmo trio de produtores do streaming poderia trazer com êxito a recém-lançada produção da Sony Pictures.
Com base na fórmula de sempre, Lendas traz a história de Li Fong (Ben Wang), um jovem de Pequim que se muda com a mãe para NY após a morte do irmão. Nesse sentido, durante sua jornada de adaptação, o garoto logo se relaciona com Mia (Sadie Stanley), cujo ex-namorado é um lutador de karatê que trava uma verdadeira guerra com ele.

Sobretudo, é através de Mia que Li estabelece um vínculo com o pai dela, Victor (Joshua Jackson), mas com um propósito: ajudá-lo a pagar uma antiga dívida através da luta. Aliás, é aqui também que a nostalgia se une ao novo lutador, com a chegada de Sr. Han (Chan) e LaRusso (Macchio) à Big Apple. E claro: seus desejos de repassarem os ensinamentos de outro grande mestre: Sr. Miyagi (Pat Morita).
Legado que nunca morre
Diante de um protagonista jovem asiático, a mistura de artes marciais e as referências a outros filmes de Karatê Kid (como o “tira o casaco, bota o casaco”) deixam a obra de Jonathan Entwistle primorosa aos olhos dos fãs. Ademais, outros membros do elenco, incluindo Wyatt Oleff, Aramis Knight e Min-Na Wen, dão um toque a mais de graça e carisma para Lendas.
Como resultado, o êxito vem desde a primeira cena, com um vislumbre da importância de Sr. Miyagi em trechos antigos, até o último momento, no pós-crédito, que promete agradar qualquer fã de Cobra Kai. Em síntese, Lendas não é apenas para quem já conhece Karatê Kid, mas para quem quer mergulhar num universo que vem cheio de fan service. Como toda e qualquer saga de sucesso deveria oferecer.